O professor Edilson Aparecido Chaves, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), lançou um livro resultado de pesquisa pós-doutoral realizada no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A obra aborda a construção do Memorial do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que abriga o maior acervo de livros didáticos do mundo, com 22.500 exemplares físicos e um acervo digital abrangente.
O Memorial do PNLD foi criado em 2010 por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a UFRN. Reúne livros de todas as disciplinas, editais, fichas de avaliação, documentos das editoras e guias do PNLD, preservando a memória de uma das políticas públicas mais importantes para o acesso ao livro e à leitura no Brasil. O acervo é acessível para pesquisadores e registra as transformações nas políticas públicas, nas práticas pedagógicas e nos contextos sociais do país ao longo das décadas.
Durante a pesquisa, Edilson explorou a complexidade do Memorial, analisando documentos, coleções e o processo de constituição do espaço. Segundo o pesquisador, o Memorial permitiu compreender como os livros didáticos refletem os contextos sociais, políticos e culturais de cada época, oferecendo ampla base documental para análises críticas.
“O Memorial do PNLD foi essencial para a pesquisa ao fornecer uma base documental rica e diversificada. Ele permitiu conhecer o mapeamento das transformações nos critérios de seleção e avaliação, evidenciando mudanças nas políticas públicas e nas práticas pedagógicas ao longo do tempo”, destaca.
O trabalho foi supervisionado pela professora da UFRN, Margarida Dias, que ressaltou a relevância da pesquisa e do livro para a academia: “recomendo vivamente, às pessoas que tiverem oportunidade de lê-lo e, sobretudo, aos professores e pesquisadores que trabalham com livros didáticos, que prestem atenção na miríade de possibilidades disponíveis para entender que materiais didáticos precisam de novos olhares da academia, dos professores, das editoras, dos autores e da comunidade escolar.”
Intitulado História, organização, preservação e acessibilidade de acervos: o memorial do programa nacional do livro didático, o livro é fruto de pesquisa realizada entre 2023 e 2024. Reafirma o papel do Memorial do PNLD como referência nacional e internacional para estudos educacionais, consolidando a relevância da UFRN na colaboração da acessibilidade de informações e manutenção do acervo.
Para mais informações, acesse a página do Memorial.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN