Ao longo de 2024, as emissoras universitárias de rádio e TV, integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), têm se destacado no cenário jornalístico e científico. No mês de novembro, as emissoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberam prêmios que reforçam a relevância de suas produções para o debate público.
Premiações conquistadas pelas emissoras da UFRN
A Rádio Universitária FM (FMU/UFRN) e a TV Universitária (TVU/UFRN) se destacaram no 11º Prêmio Fiern de Jornalismo, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). As duas emissoras conquistaram os três primeiros lugares na premiação, que visa reconhecer o trabalho da imprensa local.
A FMU teve dois destaques na categoria Jornalismo em Áudio. No eixo Educação Profissional e Pesquisa para Impulsionar a Indústria, a emissora apresentou a pesquisa sobre energia eólica offshore no estado do Rio Grande do Norte. No eixo Gestão Industrial em Pauta: Estágio, Desenvolvimento de Carreiras e Formação Executiva, a reportagem premiada teve como tema a formação de novos líderes para o mercado de trabalho, com foco em estudantes e suas trajetórias profissionais.
Já a TVU venceu na categoria Profissional em Vídeo com a reportagem Construindo a Educação do Futuro. A divulgação abordou o uso da robótica como ferramenta de inclusão no campo da educação para pessoas com autismo. No mês de agosto, a TVU já havia conquistado o primeiro lugar do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo Universitário. A reportagem premiada foi a Pequenas Grandes Empreendedoras – O impacto da força feminina potiguar.
Reconhecimento contínuo
Essas premiações destacam a importância das emissoras universitárias não apenas como canais de comunicação, mas também como veículos de disseminação de conhecimento e inclusão social. Além disso, as premiações obtidas pelas emissoras da UFRN ilustram o compromisso da Universidade com a excelência na produção de conteúdo audiovisual e radiofônico, contribuindo para o fortalecimento do jornalismo universitário.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN