De 3 a 5 de dezembro de 2024, o Campus Ceará-Mirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará a terceira edição da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural – Expotec. Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, o evento se inspira na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e coloca em evidência as questões socioambientais dos principais ecossistemas brasileiros, promovendo discussões sobre sua preservação e desenvolvimento sustentável.
A Expotec busca reunir a comunidade acadêmica e o público externo para compartilhar conhecimentos, produções científicas e manifestações artísticas, fortalecendo a integração entre a ciência, a cultura e a tecnologia. Além disso, o evento valoriza as comunidades tradicionais, destacando como a ciência e a tecnologia podem contribuir para a proteção e o uso responsável da biodiversidade, promovendo um olhar atento à riqueza dos biomas nacionais.
Entre as atividades programadas estão ações em alusão ao Novembro Negro, organizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus, a II Olimpíada de Robótica, minicursos, oficinas e salas temáticas desenvolvidas por estudantes e servidores. Com um enfoque interdisciplinar, o evento também busca incentivar o eixo artístico-cultural da região, reafirmando o compromisso do IFRN com o desenvolvimento local e regional.
Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a Expotec é um marco de troca de experiências e valorização do conhecimento: “O evento é uma oportunidade única de unir ciência, cultura e tecnologia, aproximando a comunidade interna e externa do IFRN e fortalecendo a missão da instituição de contribuir para uma sociedade mais sustentável e inclusiva”, destacou o reitor.
Acesse:
Imagem: Reprodução
Fonte: IFRN