Com os recursos da Lei Paulo Gustavo – LPG n.º 02/2023, a Casa da Música Potiguar é reativada em 2024 com um novo nome, Casa da Anna, em homenagem à cantora e compositora caicoense Anna Fernandêz após seu prematuro falecimento no ano de 2022.
O objetivo da Casa da Anna é divulgar, primordialmente, a autoria local através dos artistas, poetas, prosadores, romancistas, compositores e artesãos da terra ou que a adotaram. E, sobretudo, priorizar a atuação da mulher na Cultura Potiguar. A Casa, a ser inaugurada oficialmente em 29 de novembro de 2024, conta com um memorial permanente da artista Anna Fernandêz, além de uma programação regular de música, literatura, artesanato e folclore. Com isso, os gêneros musicais que fazem parte da nossa cultura, como o coco e o forró, ganham mais um canto e um lugar.
Marieta Maia e Anna Fernandêz idealizaram a Casa da Música Potiguar em 2017 para funcionar como um espaço cultural de apresentação de projetos musicais autorais, poesia e variados gêneros musicais, como o coco, choro e samba. A parceria entre Marieta e Anna gerou projetos como o RN Autoral do Samba ao Choro, a Roda de Mulheres do Samba Potiguar, o Samba na Calçada, dentre outros. No entanto, com o advento da pandemia a Casa ficou fechada durante os anos de 2020 e 2021.
Em 2021, Anna Fernandêz foi diagnosticada com câncer e veio a falecer em 16 de novembro do ano seguinte. Uma imensa perda para a cultura potiguar que recebeu ao longo da carreira de cantora e compositora um valoroso acervo de música e poesia autorais, muitas delas em parceria com Marieta Maia, idealizadora do atual espaço reformado, Casa da Anna.
Imagem: Divulgação
Fonte: Press Release