A pandemia de coronavírus trouxe diversas mudanças no mercado e sociedade, sendo uma delas, a maior valorização dos momentos em família e com amigos em casa. Com isso, reformas e compras de novos móveis e itens para o lar ganharam força e o movimento segue em alta. Segundo dados de uma pesquisa da associação ABCasa, o setor de artigos para casa movimentou R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022. De acordo com dados da KPMG, organização global que presta serviços de auditoria e consultoria, o mercado de itens de design deve crescer a uma taxa média de 8% ao ano até 2025, e o faturamento deve chegar a R$ 22,5 bilhões.
Neste cenário, portanto, diversas pessoas estão constantemente em busca de produtos modernos e diferentes para deixarem ainda melhores os momentos especiais. Pensando nisso, Fernando Perfeito, Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics, distribuidora exclusiva autorizada no Brasil de produtos da Guzzini, marca italiana icônica de itens para casa e cozinha, listou seis tendências para ter belos e atuais espaços gourmet, sala de jantar e cozinha.
Mesa posta como experiência
O costume de criar uma mesa posta com itens combinando sempre foi marcante em países da Europa como a Itália, onde a experiência à mesa é tão importante quanto a própria comida. Este movimento que já fez sucesso no Brasil agora volta a se destacar e, por isso, pessoas estão interessadas em adquirir diferentes produtos para trazerem mais beleza nos momentos de reunião de família, amigos, ou até sozinhas.
“Uma mesa posta como experiência é uma tendência não só para quando tem visita em casa, mas para o dia a dia, ou seja, aquelas peças mais especiais não ficam guardadas esperando a ocasião certa. Hoje, em uma casa moderna não pode faltar uma bela mesa posta, envolvendo pratos, talhares, copos, jarras e demais utensílios de qualidade, cores e alta beleza”, afirma Perfeito.
Sustentabilidade
De acordo com o Diretor de Marketing e Vendas da distribuidora da Guzzini, o movimento verde está ganhando cada vez mais importância e urgência e, por isso, as casas modernas possuem itens não somente bonitos, mas que também contribuem positivamente com a natureza.
“Investir em empresas e mercadorias que ajudam na preservação do meio ambiente é essencial. É possível encontrar no mercado produtos feitos de acrílicos reciclados pós-consumo e bio acrílicos produzidos a partir de biomassa vegetal, por exemplo, ou mesmo, itens produzidos 100% no conceito de economia circular a partir de garrafas pet pós-consumo, que foram recolhidas do oceano e meio ambiente, sanitizadas e transformadas quimicamente em objetos. É preciso valorizar as empresas que possuem certificação B, ou seja, são consideradas companhias que priorizam o impacto social e ambiental, transparência e responsabilidade”, informa.
Eficiência e praticidade
Produtos que além de exercerem um papel decorativo, são funcionais, também marcam a cozinha, sala de jantar e espaço gourmet modernos. Em tempos de moradias cada vez menores e busca constante por otimização, estes tipos de itens ganham destaque.
“Por que não, ter um enfeite de mesa sofisticado que também é um suporte para vinhos? Que tal um cesto multiuso dobrável de plástico sustentável que além de bonito, pode guardar diferentes objetos e ajudar na organização? Existem diversos exemplos que unem beleza com eficiência, o que traz a sensação de pessoas estarem comprando algo dois em um”, explica Perfeito.
Retrô
Para o executivo, o retrô está em alta, um movimento que tem ganhado força em diversas indústrias. No segmento de casa e cozinha é possível ver eletrodomésticos, móveis, enfeites e demais itens que remetem ao antigo, mas que são tecnológicos e modernos.
“Muitas pessoas que fazem parte de outras gerações estão comprando produtos que trazem nostalgia e familiaridade, como uma forma de conexão com tempos felizes. Já gerações mais novas estão se interessando por estes itens na busca de aproveitar novidades, designs que só viram em fotos ou em imagens antigas. Como exemplo, um dos produtos da Guzzini que mais chama a atenção do público é o relógio cuco, algo que marcou a infância de várias pessoas. Este é tecnológico e tem um design mais moderno, mas traz a mesma ideia de antigamente”, diz.
Cores vibrantes
Apesar do branco ser uma cor clássica e bem explorada no mercado de casa e cozinha, utensílios coloridos e estampados estão chamando a atenção dos brasileiros. A mistura de cores vibrantes é algo que também tem feito sucesso. “Colorir o momento das refeições tem se tornado uma forma de colorir ainda mais a vida e dar luz a todos os momentos. Explorar apenas uma cor ou brincar com várias tem surgido como uma experiência interessante. Além disso, ambientes coloridos podem gerar mais inspiração e criatividade”, informa Perfeito.
Inovação e tecnologia
Segundo o executivo, outra tendência marcante dos espaços gourmet, sala de jantar e cozinha são os itens tecnológicos e inovadores, seja no design, na função ou mesmo a forma como foram fabricados. “As pessoas podem encontrar desde produtos mais rápidos e inteligentes que se conectam com a internet, até itens feitos de materiais diferentes. Como exemplo, a marca Guzzini vende talheres de aço cirúrgico, que são ainda mais resistentes que os de aço inoxidável. Além disso, produz objetos de melamina que são resistentes ao impacto e ao choque térmico, à prova de arranhões e podem ir a lava-louças. Hoje no mercado, há uma variedade de mercadorias diferentes e as pessoas devem criar experiências com as novas soluções apresentadas”, conclui.
Imagem: Guzzini
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários