O Centro de Biociências (CB/UFRN), por meio do Programa de Pós-graduação em Sistemática e Evolução (PPGSE/UFRN), realiza o projeto 7º Fórum de Sistemática e Evolução: Café com Darwin. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, pela manhã e à tarde. As programações ocorrem no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado no prédio da reitoria da UFRN, no CB e no Parque das Dunas.
Os participantes podem conferir nos dias 16 e 17, palestras, concurso de fotografia e apresentação de trabalhos, que podem ser submetidos até o dia 29 de novembro, a partir de regras pré-estabelecidas em edital. As atividades do dia 18 de dezembro são destinadas à realização dos minicursos, sendo quatro ao total. Um deles é de Inventário Florístico e Herborização, a ser realizado no Parque das Dunas. Os demais acontecem no Centro de Biociências e visam às áreas de Fotografia, Elaboração de Mapas e Introdução ao uso de dados moleculares e análises genéticas. Interessados em participar dos minicursos devem se inscrever por meio de formulário eletrônico e pagar taxa de R$ 10 por cada atividade. Aqueles que desejam participar apenas das palestras pagam R$ 25.
O público-alvo do evento é composto por estudantes de graduação de cursos voltados ao meio ambiente, como ciências biológicas e ecologia. Tem como objetivo principal discutir assuntos que se relacionem às linhas de pesquisa do PPGSE: padrões e processos evolutivos; e taxonomia e sistemática.
Entre os convidados, estão pesquisadores especialistas em biodiversidade do Núcleo de Estudos em Crise Climática (Nesc/UFRN), como Juliana Lima, em fungos; Solange Kerpel, em insetos; e Andrea Leme, que aborda a questão do uso da água nas mudanças climáticas a partir do Rio Pitimbu.
Também estará presente a Procuradora de Patrimônio e Defesa do Meio Ambiente do RN (PPDA/PGE-RN), Marjorie Madruga, que discute a transição energética eólica no Nordeste brasileiro. O paleontólogo Tito Aureliano irá falar sobre como historicamente os animais se adaptaram às mudanças climáticas ao longo do tempo, usando como objeto de estudo os dinossauros.
Acompanhe as redes sociais do evento.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários