Projeto Vida: da visita domiciliar à garantia dos direitos fundamentais

“A Durval Paiva abriu meus olhos. Hoje, sou cuidadora, por causa do que aprendi”. (sic). Fala de uma mãe, durante uma visita domiciliar, realizada pela assistente social, sobre seu processo de empoderamento, a partir das intervenções propostas pela Casa Durval Paiva.
A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva desenvolve, desde 1998, o Projeto Vida, que oferta, aos pacientes e suas famílias, a construção de condições mais justas e igualitárias, a partir das visitas domiciliares, além do acesso à moradia adequada.

Visando a promoção da qualidade de vida e resgate da cidadania dos pacientes e, por conseguinte, do seu núcleo familiar, o setor do Serviço Social realiza tais visitas domiciliares aos pacientes ativos, residentes nos municípios do Rio Grande do Norte.
As visitas domiciliares, atreladas ao Projeto Vida, se configuram como uma estratégia interventiva para o levantamento da realidade das crianças e adolescentes, seus aspectos socias, ambientais, econômicos, psicológicos e demais fatores, que envolvem todo o núcleo familiar.

A partir da compreensão da realidade e, por conseguinte, levantamento das demandas in loco, são realizadas orientações sociais, quanto ao acesso à rede municipal de saúde e assistência social, judicialização de medicação e requisição de Benefício de Prestação Continuada (BPC), assim como, referenciamentos e encaminhamentos aos serviços ofertados pela Casa Durval Paiva: acompanhamento psicológico de pacientes e familiares; intervenção pedagógica, diante de evasão escolar e preparação para ingresso no ensino superior; e direcionamento para os cursos profissionalizantes, desenvolvidos pela Casa dos Ofícios, de adolescentes, jovens e pessoas de referência.

Ressalta-se, ainda, a importância das visitações, também, para o processo de monitoramento e avaliação das ações institucionais desenvolvidas com crianças, adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e suas famílias.

Imagem: Reprodução

Fonte: Press Release/CDP

Sair da versão mobile