A estação espacial Habitat Marte promoverá uma missão virtual com o tema Saúde Espacial. O evento será de 5 a 17 de novembro, com uma programação voltada a explorar as condições e os cuidados necessários para manter a saúde e a segurança dos astronautas em missões de exploração espacial, especialmente em ambientes como a Lua e Marte.
A missão oferece um Programa Técnico Avançado que começa no dia 5 de novembro com uma apresentação sobre a importância da saúde e da segurança dos astronautas em missões lunares. Durante os dias seguintes, haverá palestras e atividades, síncronas e assíncronas, que abordam desde a metodologia de missões virtuais até o treinamento específico para astronautas. Destaque especial será dado ao Space Habitat Event, evento que ocorrerá de 14 a 17 de novembro, promovendo discussões e trocas sobre habitação espacial.
Durante o evento, o pesquisador Júlio Rezende, professor do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN, abordará temas relacionados à psicologia espacial. O objetivo é preparar a equipe para os desafios psicológicos e físicos que os astronautas podem enfrentar em missões prolongadas fora da Terra. Os participantes são incentivados a se imaginar como gestores e pesquisadores de uma estação em Marte, gerenciando as infraestruturas e enfrentando desafios em um ambiente análogo ao marciano.
Interessados devem entrar em contato com o professor Júlio Rezende pelo WhatsApp (84) 99981-8160.
Sobre o Habitat Marte
O Habitat Marte é uma estação de simulação de missões espaciais localizada em Caiçara do Norte, a aproximadamente 100 km de Natal. Dedicado à pesquisa e ao treinamento para a exploração de Marte, o projeto oferece a cientistas, pesquisadores e estudantes a oportunidade de vivenciar simulações realistas de missões no planeta vermelho, com foco em sustentabilidade, tecnologias espaciais e adaptação a ambientes extremos.
Como pioneiro na América Latina em pesquisas sobre Marte, o Habitat Marte desempenha um papel fundamental na promoção da ciência e tecnologia no Brasil. Além de desenvolver soluções inovadoras para missões espaciais, o centro também destaca o uso de tecnologias espaciais para enfrentar desafios ambientais em nosso próprio planeta.
Para mais informações, acompanhe o perfil do projeto: @HabitatMarte.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários