O sorriso , além de estar associado ao bem-estar mental e emocional , pode trazer benefícios significativos à saúde física, inclusive no tratamento do olho seco.
Segundo o chefe do Centro de Oftalmologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Tiago Bisol, estudos recentes indicam que exercícios faciais que envolvem sorrisos intensos podem ajudar no tratamento do olho seco, estimulando as glândulas sebáceas da margem palpebral.
Essa condição, conhecida como olho seco evaporativo, ocorre quando a produção de lágrima é adequada, mas a lágrima evapora rapidamente devido a fatores ambientais, como o uso de telas, ar-condicionado ou baixa umidade.
“Este estudo foi feito com pacientes jovens, com idade média de 28 anos. Em geral, esses pacientes têm o que chamamos de olho seco evaporativo”, afirma Bisol.
O especialista acrescenta que o exercício facial, ao forçar a musculatura e apertar as pálpebras, estimula as glândulas sebáceas, o que pode melhorar a qualidade da secreção lacrimal.
“Essas ações forçam a musculatura facial e apertam as pálpebras, o que, de acordo com os autores do estudo, deve ter um papel importante na estimulação das glândulas sebáceas da margem palpebral”, explica.
Resultados do estudo
Os resultados do estudo indicam que o grupo que praticou exercícios faciais apresentou melhora nos sintomas de olho seco, superando os resultados dos pacientes que utilizaram colírios.
“No meu entender, faz todo sentido essa massagem facial, esse exercício do sorriso mais forçado, com intensidade, pois acaba por fazer uma expressão mecânica das glândulas e melhorar a qualidade da sua secreção. Na verdade, o estudo aponta que o grupo do exercício facial teve resultados um pouco melhores do que os do grupo que fez uso do colírio, ou seja, o movimento facial de sorrir com intensidade é eficaz para melhorar os sintomas de olho seco”, explica Bisol.
Sorrir faz bem à saúde
A importância do sorriso vai muito além de tratamentos oftalmológicos. Franciely Bottaro, supervisora do serviço de Psicologia do HSVP, ressalta que “rir e sorrir ajudam a reduzir os níveis de hormônios do estresse, promovendo um estado de relaxamento, prazer e bem-estar”.
Além disso, são estudados benefícios ao sistema imunológico e à saúde vascular. Estudos sugerem que sorrir promove relaxamento e alivia a tensão muscular, diminuindo o estresse e reforçando o sistema imunológico, o que pode contribuir para um ambiente mais saudável e resiliente no corpo.
Além dos benefícios físicos, o sorriso possui impactos sociais relevantes. “Sorrisos e risadas são formas universais de comunicação que ajudam a criar e fortalecer conexões sociais. Isso melhora as relações interpessoais e promove um senso de pertencimento, provocando um impacto significativo no bem-estar físico e mental”, afirma Bottaro.
Em momentos de dificuldade, o sorriso pode atuar como ferramenta de comunicação, transmitindo abertura e disposição para o diálogo. “Em momentos difíceis, um sorriso pode ser uma ferramenta para melhorar a comunicação. Ele transmite uma mensagem de abertura e disponibilidade, facilitando o diálogo e a cooperação”, complementa.
Crédito da Foto: Unsplash
Fonte: IG