PROFQUI discute ensino de química e a docência do ensino médio

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) recebeu o 7º Simpósio do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). A ação busca promover discussões sobre assuntos relacionados à área de pesquisa de ensino de química e a prática docente do ensino médio, além de fornecer espaço para divulgação de projetos em andamento e de produtos educacionais dos discentes do programa.

O evento contou com a participação da professora Fabiana Roberta Hussein, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ministrou a conferência de abertura intitulada “A importância da interdisciplinaridade nos produtos educacionais”. O professor Carlos Neco da Silva Júnior, docente do Instituto de Química (IQ) da UFRN, em conjunto com seus alunos de iniciação científica dos cursos de Química presencial e EAD, fizeram uma apresentação acerca dos recursos didáticos para o ensino do conteúdo de estrutura atômica na educação básica.

No dia 26, o professor Luiz Alberto da Silva Júnior (IQ-UFRN) foi o responsável pela palestra de encerramento. Na ocasião, ele discutiu a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP). Além dessas ações, discentes e professores associados ao PROFQUI realizaram apresentações orais de seus trabalhos.

Ana Cristina Facundo de Brito Pontes, coordenadora do PROFQUI, destaca o Simpósio enquanto um espaço fundamental para a discussão de temas importantes para os professores de química da rede básica. “O evento é, também, um momento de integração entre alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, é um convite à toda a comunidade interna e externa da Universidade para conhecer os produtos educacionais produzidos pelos estudantes do programa ao longo dos anos”, completa a docente.

Fonte: Agecom/UFRN 

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