O Circuito Banco do Brasil de Surfe vai definir o campeão da temporada 2024 neste domingo na Praia de Miami, em Natal. O paraibano José Francisco perdeu neste sábado, mas segue na frente do ranking. Os únicos que podem lhe tirar o título são o potiguar Mateus Sena e o cearense Cauã Costa, mas só com a vitória na etapa inédita do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) no Rio Grande do Norte.
A grande surpresa do sábado foi a derrota de Italo Ferreira, que era favorito ao título. O campeão olímpico teve dificuldades para achar as ondas. Quem chamou atenção na bateria foi outro potiguar: Emanoel Tobias. Nos segundos finais, ele pegou uma onda para mandar um aéreo animal, completou a manobra e ficou a expectativa pela nota. Todo o público que lotou a Praia de Miami pelo terceiro dia consecutiva ficou em silêncio aguardando a análise dos juízes. Ele precisava de 6,58 para se classificar e recebeu 6,77, saltando do terceiro para o primeiro lugar. A torcida explodiu numa vibração incrível pela vitória de Emanoel Tobias por 12,77 pontos. Yuri Barros passou em segundo com 12,70. José Francisco foi eliminado com 12,57, com Italo Ferreira ficando em último com 11,00 pontos.
– Nem nos meus melhores sonhos, eu imaginaria isso (…) Eu cometi alguns erros, vacilei, mas com meu trabalho de respiração, consegui me reconectar e me acalmar, pra fazer a virada nos últimos 20 segundos. Acho que era para ser no final, com emoção mesmo. Quero agradecer toda a torcida na praia, que desde o início tem sido incrível por tudo que vem acontecendo essa semana pra mim. Agradecer ao Italo pela oportunidade de fazer outra bateria com ele – falou Tobias.
Nas quartas de final masculinas, que vão abrir o domingo decisivo, a maioria é do Rio Grande do Norte. O primeiro duelo será entre Adauto Sena de Baía Formosa, e o paraibano Yuri Barros. No segundo, Emanoel Tobias enfrenta o paulista Weslley Dantas. O terceiro será entre o cearense Cauã Costa e outro paulista de Ubatuba, Ryan Kainalo. E no último, Mateus Sena duela contra o paraibano Kauã Hanson
Na briga
Quem também quer muito vencer o primeiro QS da história do Rio Grande do Norte e precisa disso para ser campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, é Mateus Sena. Ele começou a temporada fazendo a sua primeira final na WSL, na etapa de Torres (RS), onde perdeu para o catarinense Matheus Navarro. Sena ganhou a última batalha por vagas nas quartas de final no sábado, com Ryan Kainalo barrando os outros dois natalenses da bateria, Rafael Barbosa e Breno Eduardo.
– Estou amarradão de ter passado essa bateria e amanhã (domingo) é o dia de fazer história, pois vai sair o campeão do primeiro QS da história do Rio Grande do Norte e estou querendo muito que seja o meu nome – declarou.
E, se conseguir escrever o seu nome nessa história, Mateus Sena também garante o título de campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024. Aí entraria na lista que tem o paulista Gabriel Klaussner campeão em 2022 e o de 2023 foi o pernambucano Ian Gouveia, que vai reforçar a “seleção brasileira” da WSL no CT 2025.
– Eu vi o troféu no Instagram. O troféu é grande, bem bonito e acho que vai ficar bem legal na estante lá de casa, então vou trabalhar muito duro pra ganhar ele amanhã (domingo) – completou Mateus.
Baterias do domingo
Quartas de final masculinas
- 1ª – Yuri Barros (PB) x Adauto Sena (RN)
- 2ª – Weslley Dantas (SP) x Emanoel Tobias (RN)
- 3ª – Cauã Costa (CE) x Ryan Kainalo (SP)
- 4ª – Mateus Sena (RN) x Kauã Hanson (PB)
Semifinais femininas
- 1ª – Juliana dos Santos (CE) x Vera Jarisz (ARG)
- 2ª – Sol Aguirre (PER) x Arena Rodriguez Vargas (PER)
Crédito das Fotos: Tyrone/@tyronemft e Aleko Stergiou/WSL
Fonte: GE