FNF sobe no ranking e beneficia ABC na Copa do Brasil 2025

O futebol do Rio Grande do Norte voltará a ter três vagas na Copa do Brasil a partir do próximo ano. Isso porque, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol ultrapassou a Federação do Maranhão e também não será superada pela Amazonense no ranking entre federações. O pesquisador Marcos Trindade, especialista no assunto, explicou a situação:

“Faltando quatro rodadas para terminar a Série B, o time do Amazonas não tem mais chances de conquistar o acesso. Dessa forma, não há possibilidades de a federação amazonense ultrapassar a do Rio Grande do Norte”, disse Trindade.

“Para 2025, a federação norte-rio-grandense assume a 14ª colocação, que era dos maranhenses em 2024. Com isso, o Rio Grande do Norte terá três times na Copa do Brasil no ano que vem”, completou.

A distribuição de vagas na Copa do Brasil atende ao ranking das federações, que recebem pontuação por meio do rendimento de seus filiados (clubes) em campeonatos nacionais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol.

São 27 federações e, de acordo com Trindade, tal distribuição obedece ao seguinte critério: 1º e 2º colocados no ranking têm direito a 6 vagas; do 3º ao 5º, 5 acessos; do 6º ao 14º lugar, 3 vagas; e do 15º ao 27º, 2 vagas.

Para Marcos Trindade, essa conquista da federação norte-rio-grandense advém justamente da “boa participação dos clubes do RN nas competições nacionais, nos últimos cinco anos, principalmente a participação do América na Copa do Brasil deste ano, chegando à terceira fase, quando foi eliminado pelo Corinthians”, observa.

Assim, o futebol do Rio Grande do Norte recupera a terceira vaga que havia perdido para o futebol do Maranhão. Desde 2020, o futebol potiguar só tinha duas vagas na Copa do Brasil. Antes, passou bom tempo com três acessos.

As vagas para 2025 serão ocupadas por América e Santa Cruz de Natal por terem sido campeão e vice, respectivamente, do Estadual deste ano, e o ABC por ter terminado na terceira colocação.

Imagem: Divulgação

Fonte: Esporte Amador RN

Sair da versão mobile