O professor Marco Túlio Mendonça Diniz, do Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Geografia Física. A eleição para a nova gestão foi realizada durante a Assembleia Final do 20º Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, que ocorreu entre os dias 21 a 27 de outubro, em João Pessoa.
Marco Túlio Diniz é graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atualmente, é professor associado na UFRN e especialista em Geografia Física. Suas áreas de atuação incluem Geografia Costeira, Gestão Integrada da Zona Costeira e Análise Ambiental Integrada.
Em 2020, o docente ganhou o prêmio Pesquisador Destaque da UFRN na área de ciências humanas e sociais, letras e artes, reconhecido por avaliadores externos à instituição. A premiação foi resultado de pesquisa iniciada em 2019, quando direcionou o olhar à região da Costa Branca com o projeto Geodiversidade e estudos da paisagem: levantamento, caracterização, mapeamento e inventariação de geoformas/geomorfossítios da Costa Branca. A região abrange parte do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará.
As investigações do docente refletem a diversidade dos ambientes entre o sertão e o mar. O trabalho foi abordado na matéria Entre o sertão e o mar, publicada pela Agência de Comunicação da UFRN (Agecom) em outubro de 2020.
Sobre a ABGF
A Associação Brasileira de Geografia Física é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo servir à coletividade. Entre as metas, destacam-se: reunir pessoas dedicadas à Geografia Física brasileira e áreas correlatas; promover o avanço da Geografia Física no país; incentivar pesquisas científicas e tecnológicas na área geográfica; e manter intercâmbio com profissionais e entidades nacionais e internacionais. A associação também organiza congressos periódicos para integrar os membros e divulgar relatórios e trabalhos. Promove, ainda, a especialização de profissionais e realiza reuniões para discutir temas relevantes ao desenvolvimento da Geografia Física. Além disso, busca divulgar informações técnico-científicas e manter publicações periódicas com os trabalhos de associados.
Confira a nova gestão da ABGF:
Presidente: Vanda Claudino Sales (geomorfóloga, UFC/UFPEL)
Vice-Presidente: Marco Túlio Diniz (geomorfólogo, UFRN)
1º Secretário: Adriano Simon (geomorfólogo, UFPEL)
2ª Secretária: Karla Faria (biogeógrafa, UFG)
1º Tesoureiro: Ivamauro Silva (geomorfólogo/climatólogo, UFBA)
2º Tesoureiro: Siriús Souza (geomorfólogo, UNIVASF)
Coordenador de Publicações: Antônio Oscar Júnior (climatólogo, UERJ)
Conselheiros:
Archimedes Peres Filho (geomorfólogo, UNICAMP)
Claudia Câmara Vale (biogeógrafa, UFES)
Fernando Nadal Villela (pedólogo/geomorfólogo, USP)
João Paulo Gobo (climatólogo, UNIR)
Selma Simões de Castro (pedóloga, USP)
Saulo Roberto Vital (geomorfólogo, UFPB)
Representantes Estudantis:
Pós-Graduação: Márlon Madeira (UFSM)
Graduação: Beatriz Andrade (UFC)
Imagem de capa: Marco Túlio Diniz
Fonte: Agecom/UFRN