Durante a viagem para a XLVII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, as equipes dos projetos Cometa Nordestino e Titan participaram de uma capacitação intensiva no Observatório Pico dos Dias (OPD). Entre os dias 27 e 30 de setembro, e em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), os estudantes dedicaram três noites à observação de trânsitos planetários e sistemas binários, além de conhecerem em profundidade a infraestrutura de instrumentos e telescópios do observatório.
“Participar do workshop no OPD foi uma experiência incrível. Foi a primeira vez que visitei um observatório, e superou minhas expectativas, que já eram altas. Na minha pesquisa de iniciação científica, já havia utilizado dados do OPD, coletados anteriormente pelo professor Leonardo e outros membros da equipe, mas eu não fazia ideia de como funcionavam as noites de observação ou o processo completo. No observatório, pude compreender melhor o funcionamento das observações, operar telescópios e aprender sobre cada instrumento envolvido até que os dados sejam analisados”, destacou a aluna Lívia Maria, bolsista de iniciação científica da UFRN.
Para Lídia Peregrino, que atualmente faz o mestrado em Física pelo PPGF/UFRN, todo o aprendizado do workshop (operação dos telescópios e tratamento dos dados obtidos), ofertado pelo OPD, será aplicado em sua dissertação e em futuras missões observacionais feitas pelo grupo. “O contato com diversos astrônomos e seus trabalhos me inspirou, fomentando novas ideias para meus próprios projetos. Também tive a oportunidade de estabelecer contatos importantes para futuras colaborações, o que pode ser fundamental para minha carreira acadêmica e profissional”, afirmou a discente.
A capacitação foi conduzida pelo professor Leonardo Almeida, da ECT/UFRN, coordenador dos projetos de pesquisa e extensão, e por Ted Leandro Almeida, pós-doutor do Laboratório Nacional de Astrofísica. “Enquanto professor e pesquisador, considero esse tipo de iniciativa essencial para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Vivências práticas como essas proporcionam um aprofundamento que vai além da sala de aula, permitindo que eles apliquem o conhecimento adquirido tanto em projetos desenvolvidos na universidade quanto em futuras iniciativas fora dela”, enfatizou o professor Leonardo.
O Observatório Pico dos Dias, operado pelo LNA e localizado em Brazópolis, Minas Gerais, é o maior observatório astronômico profissional em território brasileiro e um dos principais da América Latina. O OPD é um centro de pesquisa de ponta, acessível a pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, e contribui significativamente para o avanço da Astrofísica brasileira.
Imagem: Elaine Oliveira
Fonte: Agecom/UFRN