O Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), realiza desde julho de 2024, o mapeamento das comunidades indígenas envolvidas com atividades turísticas no território nacional. Essa é uma ação que conta com a cooperação técnica do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Fundação dos Povos Indígenas (Funai).
As coletas acontecem até o dia 31 de outubro pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/hHZwxhKG5TjDYpD17 que pode ser preenchido pelas comunidades indígenas e organizações públicas e privadas que tenham informações sobre turismo envolvendo povos indígenas.
O mapeamento tem por objetivos, identificar as comunidades indígenas que desenvolvem o turismo em conformidade com os princípios do turismo de base comunitária, incluir as boas práticas de turismo em comunidades indígenas no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, com a anuência das comunidades, catalogar e promover os produtos turísticos contidos nas iniciativas de turismo de base comunitária em comunidades indígenas e contribuir para a elaboração de um diagnóstico das principais demandas das comunidades indígenas referentes ao desenvolvimento do turismo.
Para a identificação preliminar das comunidades indígenas que atuam na área do turismo foram consultados os órgãos oficiais estaduais de turismo, coordenações regionais da Funai, organizações indígenas, organizações não-governamentais de defesa dos povos indígenas, agências e operadoras turísticas. No momento, os esforços estão concentrados no contato direto com as comunidades indígenas para o levantamento das informações detalhadas.
A ação é parte do projeto “Brasil, Turismo Responsável”, desenvolvido também na parceria entre UFRN e MTur com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Conheça mais sobre a parceria no www.brasinossapraia.ufrn.br
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN