Parque Mata da Pipa está entre os 100 destinos verdes do mundo

Uma importante conquista para o turismo sustentável do Rio Grande do Norte: o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), em Tibau do Sul, está entre os 100 destinos verdes do mundo. A Unidade de Conservação foi inserida na lista “Top 100 Green Destinations” na tarde desta terça-feira (15), durante uma conferência na ITB Berlim, na Alemanha.

Dos 14 destinos brasileiros reconhecidos por suas excelentes práticas de turismo responsável no Top 100 Stories 2024, o RN entre tantos destinos turísticos consolidados no Brasil, orgulha-se de ter Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul incluídos neste seleto grupo. Estes destinos foram reconhecidos internacionalmente pelo compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável, contribuindo para a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais.

A premiação é parte de uma competição global realizada anualmente, com o objetivo de celebrar e promover destinos e empresas que adotam boas práticas de turismo sustentável. As histórias são selecionadas por meio de uma chamada aberta, onde são avaliadas com base na eficácia, inovação e capacidade de serem replicadas em outros lugares.

As melhores histórias da lista Top 100 são indicadas para o Green Destinations Story Awards, um prêmio ainda mais prestigioso, celebrado anualmente na conferência da ITB em Berlim, que reconhece as práticas mais inspiradoras para o turismo sustentável.

Além de suas ações de preservação, o Parque Estadual Mata da Pipa, administrado pelo Idema, realiza atividades regulares de educação ambiental, principalmente voltadas para crianças das comunidades vizinhas, como Pipa e Sibaúma. Com sua história “Natureza Viva e Ecoturismo no Parque”, o PEMP agora se junta a outros destinos internacionais que também buscam o equilíbrio entre desenvolvimento turístico e conservação ambiental.

“Esse reconhecimento reflete o trabalho contínuo e dedicado do Rio Grande do Norte, para integrar a comunidade e os visitantes nas ações de proteção da biodiversidade e promoção da educação ambiental e do ecoturismo. Queremos que nosso parque continue sendo um exemplo de como é possível conciliar turismo com sustentabilidade”, destacou a gestora do PEMP, Mariana Gondim, emocionada com a premiação.

Sobre a Green Destinations

Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.

Imagem: Carol Macedo

Fonte: ASSECOM/RN

Sair da versão mobile