Instituto do Envelhecer desenvolve jogo para prevenir acidentes domésticos com idosos

O Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN) desenvolveu, por meio do projeto de extensão Jogos Educativos como Ferramenta de Educação para o Autocuidado da Pessoa Idosa, o jogo Minha Casa Segura. A iniciativa tem como estratégia o desenvolvimento, a adaptação e a aplicação de jogos educativos focados no ensino e aprendizado sobre a prevenção de doenças e acidentes domésticos. Também trabalha a higiene bucal, combate a desinformação e estimula funções cognitivas.

A descrição da aplicação do jogo foi selecionada como um dos melhores relatos de experiência extensionista no 26º Seminário de Pesquisa do CCSA. Foto: Divulgação IEN/UFRN.

A atividade de extensão é coordenada por Kadma Maia (IEN/UFRN). A ação conta com uma equipe multidisciplinar formada por docentes e discentes de farmácia, odontologia, fonoaudiologia, saúde coletiva e comunicação social, além de servidores técnico-administrativos e profissionais voluntários. O público-alvo inclui idosos que moram em Natal.

O jogo foi desenvolvido como resultado da pesquisa Saúde, Bem Estar e Envelhecimento (ESTUDO SABE), conduzida pelo IEN entre dezembro de 2019 e dezembro de 2023. O estudo investigou as condições de moradia de idosos servidores da UFRN. Os resultados mostraram que 35,6% dos entrevistados relataram quedas após os 60 anos, evidenciando a vulnerabilidade desses indivíduos em acidentes domésticos.

O jogo é estruturado para que os participantes se organizem em grupos, representando diferentes cômodos da casa, enquanto retiram cartas que levantam questões sobre riscos de queda e segurança. Durante a dinâmica, os jogadores discutem as situações apresentadas, compartilhando experiências pessoais e identificando riscos em seus lares, como escadas perigosas, pisos escorregadios e iluminação inadequada.

A cada rodada, os grupos colaboram para desenvolver estratégias de prevenção, refletindo coletivamente sobre a segurança no ambiente doméstico. A interação promove uma maior conscientização sobre problemas que passam despercebidos, incentivando o autocuidado e a criação de um ambiente mais seguro.

Em fevereiro de 2024, a equipe do IEN conduziu uma ação educativa com 20 participantes de um grupo de convivência de idosos em uma Unidade de Saúde da Família no Conjunto Santarém, Natal/RN. Na atividade, os idosos discutiram possibilidades de quedas e fatores de proteção em casa, refletindo sobre como podem ajudar a eliminar ou reduzir riscos nos lares.

Atividade realizada para validar o jogo na Unidade de Saúde da Família do Conjunto Santarém, em Natal.

Ao final da experiência, os participantes forneceram feedback sobre a clareza e a relevância do conteúdo, refletindo sobre como o jogo contribuiu para aumentar a conscientização sobre segurança doméstica e prevenção de quedas.

Imagens: Divulgação 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile