Secretário de Meio Ambiente explica porque engorda de Ponta Negra começou pela Via Costeira; veja

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, utilizou as redes sociais neste sábado (5) para abordar o andamento da obra de engorda da praia de Ponta Negra. No vídeo, ele esclareceu pontos sobre a jazida de areia e os motivos técnicos que determinaram o início dos trabalhos no trecho da Via Costeira em direção ao Morro do Careca.

Sobre o local de início da obra, ele destacou que a escolha de começar pela região dos hotéis da Via Costeira, em direção ao Morro do Careca, foi baseada em razões técnicas, como condições batimétricas, topográficas e o movimento das marés.

“Principalmente devido à dinâmica costeira, especialmente o sentido da maré, iniciar pelo Morro poderia potencializar a erosão costeira a jusante do aterro. Ao começar pelos hotéis, estamos reduzindo a retirada do material colocado na costa pela maré. Dessa forma, a engorda da praia se tornará ainda mais duradoura”, disse ele, no instagram.

Ainda de acordo com o secretário, a obra de engorda segue dentro do cronograma previsto e já alcançou cerca de 15% de execução em duas semanas de trabalho.

Thiago também explicou que a jazida identificada do primeiro estudo contratado apresentou problemas em sua composição e volume de material. No entanto, a Prefeitura de Natal, segundo Mesquita, agiu rapidamente para encontrar uma nova solução.

O secretário detalhou que uma alternativa viável foi encontrada e está sendo utilizada após decreto de emergência emitido pelo Município. A iniciativa foi tomada após o avanço do mar em algumas áreas de Ponta Negra.

Imagem: Abraão Júnior 

Fonte: Novo Notícias 

Sair da versão mobile