O acompanhamento social de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas perpassa pela compreensão das necessidades específicas dos pacientes, assim como, da sua família.
As intervenções realizadas, durante o acompanhamento social, são fundamentais na garantia do direito e acesso à saúde: diagnóstico precoce, tratamento adequado ou, ainda, cuidados paliativos.
Visando as melhores condições para o tratamento dos pacientes com câncer e doenças hematológicas crônicas, o serviço social da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, no ano de 2023, realizou 3.967 atendimentos sociais e 5.118 procedimentos/encaminhamentos.
Entre as intervenções desenvolvidas, ressalta-se a realização de exames e procedimentos mediadas, durante o acompanhamento social, e, por conseguinte, custeadas pela instituição frente a falta de insumo ou prestador de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS).
É importante ressaltar a importância da realização desses exames e procedimentos para o estadiamento das doenças e, por conseguinte, definição e início do protocolo de tratamento. No ano de 2023, foram realizados 414 exames, totalizando o valor de R$ 59.528,82.
Nesse sentido, o acompanhamento social da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva desempenha um papel fundamental no acesso a recursos e serviços necessários, para o tratamento adequado e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP