Primavera do Museu Câmara Cascudo traz programação inclusiva para todas as idades

Publicidade

Nas ruas, o vento e as primeiras flores anunciam a primavera. No Museu Câmara Cascudo (MCC), as movimentações preparam os últimos detalhes da Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que busca chamar a atenção para essas instituições tão importantes para a preservação da história, da cultura e dos conhecimentos. No MCC, as atividades acontecem de terça-feira, 24,  a sábado, 28 de setembro para todos os públicos. São oficinas, exposições, apresentações culturais e palestras, além das já tradicionais visitas às nossas exposições. O evento conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN e do Adurn Sindicato.

O tema deste ano é Museus: acessibilidade e inclusão. A temática propõe reflexões sobre acesso aos ambientes, às exposições, aos serviços e equipamentos para que todos possam usufruir das experiências com autonomia, entendendo a pluralidade da nossa sociedade para garantir que as diferenças não sejam barreiras para aproveitar a experiência de visitar um museu.

Pensando nisso, o MCC vai oferecer, ao longo da semana,  visitas mediadas às exposições com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As sessões acontecem de quarta a sexta, às 14h, e no sábado, às 9h. As inscrições podem ser feitas na recepção do Museu, vinte minutos antes do início da visita.

A programação da Primavera do MCC marca ainda a estreia do ConvivArq, um sítio-escola no Parque do Museu, onde os visitantes podem vivenciar a Arqueologia e conhecer um pouco da atuação dos  arqueólogos e arqueólogas a partir de um diálogo mediado, em um ambiente que simula diferentes tipos de sítios arqueológicos.

Outra novidade é a Sala Imersiva do MCC, que vai abrigar experiências interativas em um ambiente virtual. A estreia desse espaço vai oferecer uma experiência de realidade mista e promete encantar visitantes de todas as idades com projeções digitais e holografias. A narrativa é iniciada pelo próprio público, que aciona um botão que os leva para um futuro fictício e, depois, de volta ao passado para um encontro com os dinossauros.

Os visitantes também podem participar de atividades no Parque do Museu, incluindo uma trilha por este verdadeiro oásis verde, em pleno coração do dinâmico bairro do Tirol. A atividade conta com uma mediação sobre o meio ambiente, além de distribuição de mudas e sementes, visitas ao Orquidário, oficinas de Horta Urbana, contação de histórias e exposição de arte.

Dialogando com o tema da Primavera dos Museus, entre as apresentações culturais destacam-se os grupos Coral Vivendo o Canto e Esperança Viva, além de músicos vinculados ao Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão, da Escola de Música da UFRN, que têm entre os integrantes pessoas com deficiência visual. A ausência da visão também é o tema do espetáculo Saudade, do grupo Teatro e não vidência, coordenado pelo professor Jefferson Fernandes.

A programação traz ainda uma série de palestras e oficinas com temas diversos que vão dos ecossistemas potiguares à fotografia botânica, passando por cultivo de orquídeas e teatro inclusivo. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site www.mcc.ufrn.br, incluindo os links para a inscrição em algumas atividades. A programação também será divulgada no perfil no Instagram do MCC. O Museu Câmara Cascudo e o Parque do Museu estão localizados na Av. Hermes da Fonseca, 1398, no Tirol, e funcionam de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, com entrada de visitantes até trinta minutos antes do horário de fechamento.

Imagem: Divulgação 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile