UFRN realiza exposição sobre a ditadura militar

Publicidade

O Departamento de Ciência da Informação (DECIN) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA/UFRN) promove a exposição Contra o Silêncio: Documentos da Comissão da Verdade da UFRN. Em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), a abertura do evento acontece na Galeria Conviv’Art, no dia 20 de setembro, às 16h30.

Integrando a programação do 2º Seminário A Ditadura Militar Brasileira: Justiça, Memória e Direitos Humanos, a exposição reúne relatórios, depoimentos e outros documentos revelados pela Comissão da Verdade da UFRN. Por meio do acesso a fontes que evidenciam as violações cometidas na época, a ação objetiva promover a conscientização e educação histórica, pela preservação da memória nacional e dos direitos humanos.

Segundo Patricia Macêdo, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFRN e organizadora do evento, a iniciativa propõe uma reflexão sobre os impactos duradouros da repressão política e a importância que a preservação documental tem na construção do processo democrático. “É uma oportunidade de conhecermos documentos que revelam a história de violações de direitos humanos durante a ditadura militar, especialmente no contexto da UFRN e do Rio Grande do Norte. A partir destes documentos, custodiados pela UFRN, conseguimos entender como funcionava a perseguição e luta pela verdade”, explica a docente.

As inscrições no 2º Seminário A Ditadura Militar Brasileira: Justiça, Memória e Direitos Humanospodem ser realizadas pelo Sigaa, na aba Extensão > Inscrição On-line em Ações de Extensão > Inscrições abertas.

Imagem: Reprodução 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile