Habitat Marte oferece treinamento especial para adolescentes

Publicidade

Se o seu filho ou filha é um daqueles adolescentes que olha para o espaço com fascinação e sonha em ser, quem sabe, um novo Neil Armstrong ou “Buzz” Aldrin, primeiros homens a pisar na lua, esta pode ser uma daquelas oportunidades que vai dar um leve gostinho de missão espacial, porém com os pés bem seguros no chão.

A Estação análoga espacial Habitat Marte está recebendo inscrições para uma missão mais do que especial que vai juntar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, interessados na temática nos dias 26 e 27 de novembro, na sede da Estação, em Caiçara do Rio do Vento, no interior do Rio Grande do Norte.

Nos dois dias de missão, os mini astronautas participarão de diversas atividades do Habitat Marte, como  realização de atividades dentro da estação de simulação espacial, treinamento e caminhada com roupa que reproduz a experiência do astronauta, visita às estações de simulação no complexo aeroespacial (Habitat Marte, Habitat Lunar e Lava Cave), observação do céu e participação em alguns dos mais de 200 protocolos e pesquisas. Nenhuma das atividades, obviamente, oferecerá riscos aos jovens cientistas, que serão monitorados o tempo inteiro por uma equipe e remotamente por pais e responsáveis.

A missão vai contar ainda com a participação de Marcelo Lopes, 8 anos, do Canal Marcelinho Ensina, que notabilizou-se por gravar vídeos ensinando matemática, química e física na internet. Marcelinho é membro das organizações MENSA e INTERTEL, que são direcionadas para crianças com superdotação e diz que almeja ser astronauta.

As inscrições já podem ser feitas pelo perfil @habitatmarte ou pelo telefone do organizador do projeto, professor Julio Rezende (84) 99981-8160 ou juliofdrezende@hotmail.com

Referência

O Habitat Marte é a única estação espacial análoga no Hemisfério Sul. O projeto é parte da UFRN e simula as condições de Marte para desenvolver um habitat autossustentável. Na Estação existem construções feitas com resíduos, tecnologias de reaproveitamento inteligente da água, produção de alimentos, gestão de energia solar e reciclagem. Todas atividades colaboram para a formação de astronautas, simulando uma vivência no planeta Marte, mas também podem ser reproduzidas em ambientes similares ao semiárido nordestino.

Para quem não dispõe de tempo livre para visitar pessoalmente o Habitat Marte, existe a possibilidade de participar também das missões virtuais, com direito a receber um certificado de astronauta análogo. Nas missões virtuais, os participantes são convidados a expandir a imaginação e agir como astronautas reais, responsáveis pelo funcionamento de uma estação na Lua.

Imagem: Júlio Rezende

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile