O amor pelo karatê e o sonho de representar o Brasil em uma competição mundial. Essas são as motivações que embalam a história de Arícia Samara de Araújo, aluna do Departamento de Educação Física (DEF/UFRN) classificada para o Campeonato Mundial de Karatê na Argentina. Além de competir como atleta, Arícia também disputa como sensei do multicampeão estadual Guilherme Leoni.
Tricampeã brasileira na faixa preta e mais de dez vezes campeã estadual, a karateca disputou com atletas de alto nível no Campeonato Nacional de Artes Marciais. Para se classificar ao mundial, é necessário que o atleta conquiste medalha na competição, e Arícia garantiu ouro nas duas modalidades do karatê: kata e luta.
A atleta ensina karatê há oito anos e é sensei de Guilherme Leoni, atleta prodígio de apenas dez anos de idade, também classificado. “É uma grande responsabilidade e uma felicidade acompanhar o Guilherme”, afirma. A aluna encontrou no curso de Educação Física da UFRN a chance de compartilhar o conhecimento sobre a sua paixão para karatecas de todas as idades, além de aprender mais sobre a modalidade.
Arícia luta karatê desde os nove anos. Incentivada pelo pai, encarou dificuldades por falta de apoio financeiro e preconceitos de gênero. A estudante conta sobre o desafio de conciliar os estudos com a rotina de treinos, mas aconselha jovens atletas e reitera que vale a pena persistir. “Enfrente as dificuldades e não desista, por mais que seja difícil conciliar a faculdade com os treinos, temos de ser sábios nas nossas decisões”.
A competição acontece entre os dias 25 e 27 de outubro em Buenos Aires. Até lá, Arícia compartilha a preparação para o campeonato em sua rede social.
Imagens: Maria Aparecida de Araújo
Fonte: Agecom/UFRN