Nove dos 167 municípios do Rio Grande do Norte terão candidaturas únicas ao cargo de prefeito nas eleições de 2024. Os dados são do sistema da Justiça Eleitoral, consultados após o prazo para registro dos candidatos.
As cidades com apenas um candidato ou candidata, sem nenhuma concorrência ao Executivo, são (clique no nome da cidade para ver os candidatos):
- Acari
- Coronel João Pessoa
- Frutuoso Gomes
- Lucrécia
- Pilões
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- São José do Seridó
- Serrinha dos Pintos
Em Frutuoso Gomes e Serrinha dos Pintos, na região do Alto Oeste, essa é a segunda vez consecutiva em que os eleitores não terão mais de uma opção nas urnas. Em 2020, quatro cidades potiguares tiveram candidaturas únicas.
Em quatro cidades, os candidatos únicos já são gestores em busca de reeleição. É o caso de Acari, com Fernando (Pode); Coronel João Pessoa, com Fátima (União Brasil); Riacho da Cruz, com Marcos Aurélio (PP), e São José do Seridó, com Jackson Dantas (MDB).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, em casos como esse, os candidatos podem ser eleitos mesmo que a maioria da população decida votar em branco ou anular o voto. Basta um voto, que pode ser o dele mesmo.
“O voto válido é só aquele que é computado, realmente. O voto nulo e branco não é válido. Mesmo que mais de 50% dos votos sejam nulos ou brancos, como eles não são válidos, não contam para a totalização. Então, nesse caso, o candidato é eleito mesmo que tenha um número reduzido de votos”, explica o secretário judiciário do TRE, João Paulo de Araújo.
Imagem: TSE
Fonte: G1 RN