É sabido que, o custo crescente dos materiais escolares compromete uma boa parte da vida econômica das famílias, no início do ano, independente da condição social. Pensando nessa problemática, anualmente, a Casa Durval Paiva promove a “Campanha de arrecadação de material escolar”, que acontece durante todo o mês de janeiro, com o objetivo de aliviar o impacto financeiro das famílias acolhidas, além de incentivar e reconhecer a educação como meio de transformação social.
A iniciativa visa mobilizar a sociedade norte riograndense para doarem material escolar, seja ele novo ou usado, desde que estejam em bom estado, para montar kits escolares e distribuir entre crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas crônicas, assistidos pela Instituição, que são estudantes da educação básica.
O kit escolar é composto por material básico, dentre eles, podemos citar: caderno, caneta, borrachas, lápis comum, lápis para colorir, cola, estojo de lápis, mochila, dentre outros. A entrega do kit às famílias é de fundamental importância para manutenção do vínculo escolar.
Nos últimos cinco anos, a “Campanha de arrecadação” nos possibilitou montar e distribuir 382 kits escolares, com um impacto financeiro de mais de R$ 97.000,00, contribuindo com a vida financeira de quase 400 famílias. Assim, além de proporcionar apoio prático às famílias, que enfrentam situações de adoecimento grave, como é o caso do câncer, a iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para a construção de um futuro mais igualitário e sustentável.
Para 2024, pretendemos contemplar com a campanha os 179 estudantes, que receberam o atendimento pedagógico do serviço educacional ofertado pela Casa Durval Paiva, em 2023. Com a distribuição dos kits, garantir a segurança e a igualdade educacional dos alunos em sala de aula.
Assim, o processo de aprendizagem acontece de forma clara e objetiva, sendo o material escolar um meio facilitador de ensino, entre o professor e a aprendizagem do aluno, proporcionando momentos agradáveis de aprendizagem significativa.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP