Medo de comer depois do diagnóstico de câncer

Publicidade

O medo de comer alimentos, depois do diagnóstico de câncer, representa um risco muito sério à saúde física e mental. Escutamos com frequência que alimentos simples do nosso dia a dia são perigosos, o que causa um certo medo ao consumi-los. Durante o tratamento do câncer, seu corpo tem dificuldades para combater as infecções. Mais do que nunca é importante garantir que os alimentos que você está ingerindo sejam seguros. Isso reduzirá o risco de doenças de origem alimentar e outras infecções.

“Se eu quero me curar do câncer eu tenho que cortar isso”, você já pensou algo desse tipo? Esse é o primeiro passo de quem tenta melhorar a alimentação, pegando dicas soltas por conta própria, nas redes sociais, com pessoas do convívio. Dica solta não faz você construir um caminho seguro para aguentar todo o tratamento oncológico. O mais importante é garantir a obtenção das calorias e nutrientes necessários para manter o seu corpo forte durante o tratamento.

Desta forma, a principal dúvida é sobre a escolha da melhor dieta que o paciente deve seguir. A resposta é que não há uma dieta perfeita para esta ação, mas sim um estilo de vida e alimentos que podem ser aliados após o tratamento oncológico. Consumir nutrientes essenciais, com ação anti-inflamatória e antioxidante, controle de gordura corporal, manutenção da microbiota intestinal e absorção de nutrientes são fortes aliados.

Se você quer passar pelo tratamento bem nutrido, com menos efeitos colaterais e sem pausas no tratamento, você precisa ter uma estratégia para seguir. É totalmente possível se alimentar bem e usar a alimentação a favor do seu tratamento, comendo o que gosta, com alimentos que estão disponíveis, seja na Casa Durval Paiva ou no lar de cada um, de acordo com a sua rotina e com suas preferências alimentares.

Se você se identifica com isso, questione-se como e quando esse pensamento começou, quais foram as pessoas que influenciaram e como era a sua vida, antes dessas restrições serem impostas. Nenhum alimento isolado causa ou previne o câncer, o que irá influenciar no sucesso do seu tratamento é a qualidade da sua alimentação, que você consiga realizar e manter na sua rotina diária. Comer bem depois do diagnóstico de câncer é mais simples do que você imagina. É só buscar a estratégia certa e de maneira individualizada, respeitando as preferências e aversões alimentares.

Imagem: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile