A Prefeitura do Natal pediu oficialmente ao Governo do Rio Grande do Norte para assumir a gestão de três vias estaduais que cortam a cidade: as avenidas João Medeiros Filho e Roberto Freire, além da Via Costeira. A alegação é que as vias têm problemas recorrentes não resolvidos pelo Governo do Estado.
O pedido foi feito através de ofício assinado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT) e à diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes.
“Visando corroborar em sanar com a problemática em tela, faço uso deste Expediente no sentido de requerer a absorção dos trechos rodoviários acima elencados, com a devida municipalização dos mesmos, passando a conservação e a operação da via a ser de responsabilidade deste Município, o que poderá ser perfectibilizada por meio deste Convênio”, escreveu Álvaro Dias.
Segundo a prefeitura, o ofício foi enviado em 9 de janeiro deste ano. A gestão municipal diz que até agora não recebeu resposta oficial do governo.
Em nota à reportagem, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disse que “trabalha na manutenção da Roberto Freire e da Via Costeira e estuda projetos de requalificação das avenidas para as devidas melhorias”. “Em relação à avenida João Medeiros Filho, existe a necessidade urgente de drenagem e pavimentação das ruas em torno da avenida, o que provoca o acúmulo de lixo e areia que corre para a rodovia, que é responsabilidade da prefeitura do Natal. Somente após o cumprimento da gestão municipal, o governo seguirá com a recuperação das vias”, enfatizou o órgão.
Problemas na João Medeiros
Motoristas que trafegam pela Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, estão sofrendo com alagamentos e buracos na via. A situação se agravou nas últimas semanas, quando as águas do Rio Doce invadiram a pista, causando a interdição parcial da avenida. Para completar, a água empoçada esconde os buracos.
Uma das faixas no sentido praia da Redinha ficou praticamente intransitável, com motoristas se concentrando apenas na outra faixa para passar – o que deixa o trecho mais congestionado nos horários de pico.
Na semana passada, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que começou a drenar a água empoçada. Isso é necessário antes da recomposição do asfalto. O órgão realiza ainda o fechamento de buracos com material para absorver a umidade, de maneira que permita o uso do asfalto em seguida. O DER disse ter solicitado a atuação da Polícia Estadual de Trânsito no local, organizando o fluxo até que o problema seja solucionado.
Problemas na avenida são causados por falta de infraestrutura nas vias municipais, diz secretário
Os recorrentes problemas na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, são causados pela falta de infraestrutura nas vias do entorno, segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Em entrevista à 98 FM nesta sexta-feira 12, o secretário declarou que a falta de drenagem e pavimentação em vias municipais provoca a sobrecarga do sistema de escoamento da João Medeiros, que fica obstruído com lixo e areia, levando à formação de buracos, alagamentos e outros transtornos.
“Cada vez que chove, temos uma contribuição, um carreamento de sedimentos, de materiais que são das ruas que não são pavimentadas. Não têm drenagem nem pavimentação. Com isso, a Joao Medeiros termina sendo uma calha que recebe todo esse material que vai se acumulando ali. Fica na responsabilidade do Estado remover isso, mas atacando a consequência, não a causa”, afirmou Gustavo Coelho.
O secretário disse que o Governo do Estado não se nega a discutir a possível transferência da via para a gestão municipal, conforme foi pedido pela Prefeitura do Natal. No entanto, ele afirma: “As soluções que precisam ser imediatamente tomadas são essas que falei: pavimentação e drenagem das vias perpendiculares à toda avenida João Medeiros Filho”.
Imagem: José Aldenir
Fonte: Agora RN