A formação histórica dos povos que originaram o município potiguar de Rio do Fogo é o tema do livro lançado pelo historiador e doutorando do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFRN), Pedro Pinheiro de Araújo Júnior. A obra História e Genealogia de Rio do Fogo-RN (século XVI-XX), fruto de uma pesquisa acadêmica do autor, foi publicada pela editora Biblioteca do Oriente em formato e-book.
Pedro Pinheiro se propôs a identificar como os povos que originaram o município potiguar se formaram e as histórias que fazem ligação com os povos indígenas, pescadores, naufrágios, assim como as trajetórias das primeiras famílias no século XIX. O propósito da obra é demonstrar que a formação sócio-econômica do que corresponde hoje ao território municipal é muito mais antiga do que se imaginava, levando em consideração materiais que já foram escritos por outros autores.
Esta origem remonta a milhares de anos, desde as ocupações nativas em áreas dunares e próximas às praias, como foi observado nos fragmentos de cerâmica e artefatos líticos encontrados em 1990 que hoje estão sob guarda do Museu Câmara Cascudo da UFRN (MCC).
O livro está disponível para todos os públicos, no formato PDF, por meio do site da Revista Galo.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN