Movimentações de Jean Paul sugerem que ele mira disputar o Governo do RN em 2026

Publicidade

Após a saída da presidência da Petrobras, Jean Paul Prates, insatisfeito com o PT e atribuindo seu desligamento da estatal a articulações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, pavimenta sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026. Embora negue publicamente, bastidores da política local indicam que ele está preparando terreno para a disputa.

A governadora Fátima Bezerra (PT) convidou o ex-presidente da estatal para participar da gestão estadual, em uma manobra vista como uma tentativa de amenizar as tensões entre Jean Paul Prates e o PT. Porém, Prates segue em quarentena obrigatória até novembro, quando poderá assumir novos cargos.

No entanto, a partir das últimas movimentações políticas, Jean Paul Prates mostra que atuou de forma proativa a favor do Rio Grande do Norte, e que teve um mandato efetivo como senador da República. Ele participou nesta terça-feira 2 do lançamento do projeto “Areninhas Potiguares”, de proposição própria enquanto parlamentar.

Jean Paul tem uma ascendência no PDT, partido presidido pela ex-deputada estadual Márcia Maia. Embora faça parte da aliança com o PT, a legenda não descarta voo próprio nas eleições de 2026. Caso Jean Paul decida deixar o PT, o PDT pode ser sua nova casa partidária com articulação que viabilize sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

Nesse contexto, mais um nome influente entraria na disputa pelo cargo. Até o momento, os bastidores apontam que o atual vice-governador Walter Alves (MDB) poderá ser candidato, já que assumirá o lugar de Fátima Bezerra caso ela renuncie para disputar as eleições para o Senado em 2026. Além disso, há também movimentações do senador licenciado Rogério Marinho (PL) para entrar na disputa.

Ex-senador Jean Paul participa de evento cercado de prefeitos no RN

O lançamento do projeto “Areninhas Potiguares”, que ocorreu na terça 2 no IFRN, contou com discurso de Jean Paul. Parceria entre municípios e o Instituto, o projeto entregará 72 arenas de futebol society e outras modalidades esportivas, localizadas em 60 cidades, das quais 40 terão atendimento gratuito dos instrutores do IFRN e Funcern. O projeto será dividido em duas fases, nas quais as 20 primeiras cidades já começaram e as demais terão início em março de 2025.

A solenidade de lançamento desta primeira fase, que contempla as 20 primeiras cidades, contou com a participação de doze prefeitos, vereadores, gestores municipais, autoridades, além de representantes do esporte e da comunidade acadêmica. A governadora Fátima Bezerra não participou da solenidade, o que levantou discussões acerca da disputa de 2026.

O projeto foi proposição de Jean Paul, que foi suplente de Fátima Bezerra e exerceu mandato como senador entre 2019 a 2023, e atenderá diretamente 4,8 mil pessoas através da escolinha de futebol, e outra modalidade de atividade física que será escolhida pela comunidade. “Esse projeto iniciado durante meu mandato no Senado Federal não é apenas de estrutura física dos equipamentos, é principalmente o trabalho de convivência das pessoas nas cidades, de melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Prates no evento de lançamento.

Das mais de 70 Areninhas que serão construídas, 40 serão completamente acompanhadas com projetos de extensão do IFRN, incluindo formação dos profissionais e aquisição de equipamentos esportivos.
Participaram do evento Odon Júnior, prefeito de Currais Novos; prefeito de Macau, José Antônio; além da prefeita de Japi, Simone Silva, e ainda os prefeitos Marcos Antônio Cabral (Vera Cruz); Genilson Medeiros Maia (São Fernando); Raimundo Pezão (Umarizal); Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Edinho (Poço Branco), Neto de Zoraide (Afonso Bezerra), Pinheiro Neto (Angicos), Ranyere Câmara (Santa Maria) e Inácio Macêdo (Tenente Laurentino). Outros municípios enviaram secretários como representantes.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile