Criado em 1999 como um projeto de pesquisa, o Planetário Barca dos Céus, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (GPEFA) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN, atualmente funciona como um projeto de extensão. Seu principal objetivo é popularizar o conhecimento sobre o universo através da física, geofísica e astronomia.
Desde 2013, o projeto está sob a coordenação da professora Auta Stella de Medeiros (DFTE) e recebeu o nome Barca dos Céus em homenagem à constelação Barca, conhecida na região por seu uso como indicador climático natural. Esta constelação também foi historicamente utilizada por povos antigos para marcar o tempo.
A participação está aberta a estudantes de diversos cursos de graduação. Hoje, a equipe do projeto é composta por 17 membros, estudantes de diversos níveis e áreas, incluindo Geofísica, Física, Pedagogia, e outros cursos, contando também com a participação de pós-graduandos do DFTE. As atividades do planetário incluem apresentações interativas que duram entre 30 e 40 minutos, envolvendo o público com conhecimentos astronômicos, pedagógicos e culturais, complementados por maquetes, globos e telescópios para observação do sistema solar.
O Planetário Barca dos Céus realiza visitas agendadas e participa ativamente de eventos culturais e científicos, sendo um ponto de referência não apenas para a comunidade acadêmica da UFRN, mas também para escolas públicas e privadas. Quinzenalmente, o projeto recebe a visita de duas escolas, sempre às segundas-feiras, para a realização de sessões no planetário. A demanda crescente por suas atividades às vezes requer adiamentos semestrais para acomodar todos os interessados.
O projeto também se dedica a integrar conhecimentos astronômicos utilizados pelos Guarani, além de valorizar a experiência de grupos como pescadores, que tradicionalmente têm uma relação observatória com a astronomia, incorporando esses saberes no cotidiano. Essa abordagem visa não apenas enriquecer as atividades do planetário, mas também destacar os impactos dos astros na Terra, promovendo uma compreensão mais ampla e integrada do universo e de sua relação com as culturas locais.
“Para o futuro, nosso desejo é instalar uma cúpula fixa e estabelecer o planetário em um local permanente, o que nos permitirá melhorar significativamente nossa infraestrutura e proporcionar uma experiência mais rica e acessível para todos. Estamos também empenhados no desenvolvimento de projetos especialmente voltados para crianças, adaptando a linguagem e o conteúdo para despertar o interesse pela astronomia desde cedo”, finaliza a professora.
Para agendar visitas ou obter mais informações sobre o Planetário Barca dos Céus, entre em contato pelo e-mail planetarioufrn@gmail.com ou siga @planetariobarcadosceus nas redes sociais.
Imagens: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN