Vereadores afirmam que transporte público de Natal é precário e cobram licitação

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A pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS, divulgada nesta quinta-feira 27 pelo jornalAGORA RN, revelou que 60,86% dos passageiros estão insatisfeitos com o transporte público em Natal, de forma geral. Procurados pela reportagem, vereadores da capital potiguar repercutiram o resultado da pesquisa e comentaram sobre a situação atual do serviço de transporte.

O vereador Luciano Nascimento (PSD) afirmou que a situação do transporte público é precária. “Para completar o descaso com a população, retiraram várias linhas de ônibus importantes para as pessoas e nunca mais retornaram”, diz o vereador, mencionando também que o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) prometeu realizar a licitação dos transportes públicos e até agora não deu andamento a esse processo.

Já a vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou que a pesquisa evidencia o que já vem sendo denunciado por ela. “O transporte público em Natal é uma vergonha. Frota precária, com qualidade muito aquém do valor que é cobrado na passagem, e muitas regiões da cidade que não são cobertas por linha nenhuma. Da pandemia para cá, o prefeito conseguiu piorar a situação reduzindo a frota e acabando com as linhas que integravam a UFRN com a cidade”, ressaltou.

“As grandes cidades do mundo têm investido em trens e bondes elétricos, climatização na frota e políticas de incentivo ao transporte público e mobilidade ativa, em detrimento de veículos particulares”, aponta a vereadora.

De acordo com Brisa Bracchi, a atual gestão municipal insiste em se guiar na contramão do planejamento urbano. “Parece que, para ele [Álvaro Dias], quanto mais arcaico, melhor. Felizmente em outubro temos a chance de mudar esse quadro”, completou ela.

O AGORA RN também conversou com o vereador Daniel Valença (PT), que declarou que a situação caótica do transporte na cidade é um problema histórico. “Não foi resolvido por Carlos Eduardo e continuou piorando com Álvaro Dias. Inclusive, vale lembrar que o prefeito, em ação judicial promovida pela deputada Natália Bonavides (PT), ficou ao lado dos empresários do Seturn [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos]”, comentou.

O vereador ainda ressaltou que Álvaro Dias vetou um projeto apresentado na Câmara que aumentava poderes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para determinar os itinerários e horários dos ônibus. “A população se prejudica porque o prefeito defende o Seturn e não os interesses da população usuária do sistema de transporte público”, completou.

Camila Araújo (União Brasil) afirmou enxergar o empenho do prefeito Álvaro Dias em solucionar as questões. “Nós observamos que há um esforço da atual gestão do prefeito em solucionar alguns problemas, como as paradas de ônibus, que estão sendo reformadas, e a otimização das linhas, para que haja uma malha de transportes que seja sustentável. Porém, é nítido que temos muita coisa para avançar e, na minha ótica, a gente não vai conseguir melhorar isso enquanto não tivermos a licitação do transporte público. Isso é uma pauta que está parada há pelo menos duas décadas e já passou da hora do Executivo dar o start nesse processo”, disse a vereadora.

Camila Araújo ainda comparou Natal com outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, Recife e Fortaleza. De acordo com a vereadora, é difícil para os usuários de transporte público olharem para sistemas como os dessas cidades e não questionarem os motivos que travam o avanço da capital potiguar.

“Ônibus mais novos, até com ar-condicionado, piso baixo para facilitar o acesso dos idosos e PCDs, paradas que informam em quantos minutos o próximo ônibus vai passar. Tudo isso já é realidade em outras cidades há anos. Toda a cidade ganha com esse processo, sobretudo o usuário, que paga por esse transporte e merece ter um serviço que atenda às suas expectativas”, observou Camila Araújo.

Para o vereador Kleber Fernandes (Republicanos), é necessário buscar alternativas para que o sistema de transporte público funcione adequadamente. Ele menciona que a cidade já apresentou duas tentativas frustradas em relação ao processo de licitação para a operação do transporte público.

Além disso, o vereador destacou a importância de um redesenho das linhas de ônibus e o redimensionamento das rotas com o intuito de “avaliar o fluxo das linhas, a quantidade de usuários, a população em geral, para onde ela migrou e o perfil desse usuário”.

Kleber Fernandes também defendeu a busca por alternativas no orçamento municipal para subsidiar a tarifa. “À medida que você proporciona o subsídio da passagem, vindo do poder público, você consegue dar mais condições de investimento para o empresário colocar uma frota melhor e não ter tanto ônus no preço da passagem e esta não ficar muito cara para o usuário”, argumentou o vereador.

Pesquisa sobre transporte público

O Instituto EXATUS entrevistou 603 usuários do transporte em todas as regiões da capital potiguar. Segundo a pesquisa, 60,86% dos entrevistados estão insatisfeitos com o transporte público na cidade, de forma geral. Os usuários avaliaram aspectos cruciais do serviço, tais como: pontualidade dos ônibus, cobertura das linhas, limpeza dos veículos, segurança, lotação e disponibilidade de informações.

Imagem: Verônica Macedo/CMN

Fonte: Agora RN

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