A jornalista e escritora Mariana Bueno, criadora do blog Mariana Viaja reuniu todas suas viagens no livro “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim”, lançamento pela Literatura em Cena. A proposta da mineira que residente no litoral norte de São Paulo é escrever sobre como é suas viagens, mostrando todos os medos, solidão, amizades, inseguranças, desejos, dores, delícias e desafios de ser mulher.
Toda essa ideia surgiu quando Mariana organizava seus textos em seu blog, e de repente lhe deu um estalo e resolveu pegar todos aqueles arquivos e expor em uma publicação única, desde quando ela começou viajar sozinha em 2013, mostrando que muita coisa muito não só nas redes sociais, mas na sua vida, pois ela trocou o termo “empoderamento” por “autonomia”, representando melhor o que ela quer falar.
Seus artigos sobre suas viagens trouxe à si uma experiência transformadora, pois a ensinou a estar bem na própria companhia, com esses 10 anos viajando sozinha e muitas pesquisas Mariana concretizou no livro “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim”, que traz reflexões e questionamentos sobre papéis de gênero, indo muito além das viagens. Mas há também uma parte com textos sobre alguns destinos para os quais viajou sozinha, além de dicas práticas para quem quer viajar assim.
Esse título foi escolhido de uma crônica que ela publicou algum tempo atrás, na qual foi reformulada para entrar no livro, e os textos questiona os rótulos que insistem em colocar nas mulheres. Por mais que hoje em dia é mais comum ver mulheres viajando sozinha e ocupando lugares altos, mais ainda há muitas questões envolvidas de como a sociedade a misoginia em um mundo que limita e julga as mulheres tempo todo, simplesmente por ser MULHER.
A capa foi feita pela Nathália de Souza, do perfil Sweet Ilustra, o prefácio é da Thaís Carneiro, do Mulheres Viajantes, a revisão foi de Gisele Calgaro, diagramação de Geralda Andrade Simões e o editor Eduardo Lucas Andrade, da Literatura em Cena.
O lançamento oficial do livro será na Feira do Livro em São Paulo, essa terceira edição do maior festival literário de rua que começa no sábado, dia 29 de junho e vai até o domingo, 7 de julho e a autora Mariana Bueno estará exclusivamente no dia 4 de julho na Tenda “Escreva, Garota” das 18h30 às 21h para lançar seu novo livro “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim”.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.