Design de aplicativo na escola

Com objetivo de tornar democrática uma perspectiva inovadora sobre o mundo da tecnologia, o projeto EMTech: Diminuindo Barreiras de Acesso à Tecnologia no Ensino Básico realizou a primeira edição neste semestre. Duas estudantes do curso de Ciência da Computação foram coordenadas pelo professor Carlos Augusto Prolo e a professora Monica Magalhaes, para apresentar design de aplicativos aos alunos da Escola Estadual Doutor Antônio de Souza. Essa edição teve como tema Ensino e Aprendizagem da Logística.

As atividades, direcionadas à turma de Logística, foram divididas em três fases. Na primeira delas, as alunas da UFRN foram até a escola e palestraram sobre computação e aplicativos. Na etapa seguinte, a Universidade alugou um ônibus para levar 60 alunos ao Laboratório de Ensino do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), onde tiveram oficinas de design de aplicativos utilizando o software Figma, assessorados pelo gerente de Design da Superintendência de Tecnologia da Informação, Rafael Cardozo.

Julia Guilhermino orientando produção de telas para aplicativo

Para finalizar o projeto, os estudantes da escola tiveram a tarefa de produzir telas para um aplicativo com tema relacionado à educação, toda a prática embalada pela empolgação de uma disputa. Os projetos serão apresentados a toda a comunidade da escola e o mais votado vencerá a competição. Segundo Julia Guilhermino, uma das alunas do projeto, a adesão da turma de Logística foi tanta que eles sugeriram transformar o design vencedor em aplicativo no futuro.

De acordo com Dados do Mapa de Conectividade na Educação, produzido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), 30.024 escolas municipais e estaduais não estão conectadas à rede mundial de computadores. A Escola Estadual Doutor Antônio de Souza era uma delas e foi a escolhida, pois a estudante Ludmilla Rodrigues, participante do EmTech, é ex-aluna da instituição. Ela conta que sabia que lá os alunos não tinham acesso à tecnologia:  “é muito gratificante poder levar os projetos que faço parte e os conhecimentos adquiridos na faculdade para minha antiga escola”.

Alunos da turma de Logística após oficina de design de aplicativo

As alunas de Ciência da Computação fazem parte da matéria Conexão Inicial com o Ensino Básico e tiveram a oportunidade de transmitir conhecimento aos estudantes de ensino médio. O resultado da votação será anunciado na Câmara dos Vereadores de Parnamirim e o grupo vencedor será premiado com troféu, todos os alunos receberão certificados de participação.

Imagens: Divulgação

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile