‘Os Observadores’: Um terror mitológico e impactante, envolto de uma narrativa objetiva e precisa

Publicidade

Dirigido e roteirizado pela estreante Ishana Night Shyamalan, Os Observadores é um filme que mistura terror e suspense com toques de mitologia, situado ao oeste da Irlanda, a produção impactante, expressivo e intenso, que traz divergentes sensações, de onde e como sair de um âmbito de ansiedadee tensão.

Mina (Dakota Fanning), uma jovem de 28 anos, que viaja a trabalho, se perde em uma floresta ao oeste da Irlanda. Sem rumo, e com medo devido ao anoitecer, Mina encontra Madeline (Allowed Fouere), que lhe oferece abrigo em um local junto de outros dois estranhos, Daniel (Oliver Finnegan) e Ciara (Georgina Campbell).

A produção é baseada no livro de mesmo nome escrito por A.M Shine, a apresenta uma premissa convidativa, no entanto, limitada devido a obra original, e a decisão da direção de seguir o material à risca, sem apostar em mudanças básicas deixa o filme confuso em alguns momentos. Apesar disso, há uma sequência bem acertada pela diretora. O fio narrativo é altamente expositivo, com diálogos e respostas paraexplicar e concluir todas as questões levantadas, deixando a história sem pontas soltas.

No entanto, tal segurança pode incomodaralgumas pessoas, assim como, evidencia a importância de fazer coisas básicas serem entendidas sem abrir margem para interpretações. Por isso, não há contra-argumentar sobre a necessidade da decisão da direção aqui no filme, afinal, é a apresentação de um mundo místico e rico de possibilidades, e deixar mais perguntas que respostas não é o caminho correto a seguir em filmes desse gênero.

Assim também é possível estabelecer outro acerto, a ambientação é toda criação por trás da floresta e seu mistério, e principalmente por ser o lar ou prisão das criaturas da história. A direção de arte também é boa na dosagem do uso dos filtros na fotografia, com uma paleta amarelada e azulada dependendo do momento dos personagens na história.

Dito isso, o filme tem um caminho longo e necessário e consegue caminhar bem, não é uma produção extremamente pensada mas consegue transmitir toda energia necessária. Os Observadores é um filme de meio termo, não é bom nem ruim, mas vai entreter em algum momento até o mais exigente. O filme está em cartaz no cinema.

Fonte: O Barquinho Cultural 

Sair da versão mobile