As visitas domiciliares desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no acompanhamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas.
Durante a visita, o assistente social pode compreender as condições de moradia, identificar necessidades específicas e estabelecer um vínculo mais próximo com a família atendida.
Além de fomentar estratégias interventivas para a prestação de cuidados, as visitas contribuem para a percepção das questões sociais, eminentes ao tratamento.
O avanço da tecnologia pode ser integrado nesse processo, otimizando a eficiência e melhorando a qualidade do atendimento domiciliar. No entanto, é imperativo que sejam realizadas de maneira ética e respeitosa, garantindo a privacidade e o consentimento dos envolvidos.
No ano 2023, a inserção do formulário digital, durante as visitas realizadas pelo Serviço Social da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, possibilitou a sistematização das informações, o que desencadeou a humanização dos serviços ofertados, a partir do contexto individual de cada paciente e das condições domésticas da família.
Esse aparato tecnológico não apenas facilitou o processo de instrumentalização, mas também, proporcionou o entendimento holístico das demandas apresentas e prestação de serviços mais eficazes.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP