Hospital Universitário Ana Bezerra oferece atendimento às vítimas de violência sexual

No mês de maio é desenvolvida a campanha Maio Laranja, que dá maior visibilidade e conscientiza à sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece atendimento multiprofissional a pessoas vítimas de violência sexual, com atendimento especializado para crianças e adolescentes.

A assistente social do Huab, Jaciclelma Márcia da Silva, explica que no atendimento às vítimas é realizada uma classificação de risco. “As pessoas procuram o serviço por demanda espontânea, referenciados pela atenção básica ou por outros serviços de média complexidade dos municípios da região. Ao chegar no Huab, elas passam pela classificação de risco, existe uma classificação específica para esse público-alvo. Após essa classificação, a equipe multiprofissional é acionada para realizar o atendimento”.

O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro, médico pediatra e médico ginecologista. “A gente realiza o atendimento e preenche o formulário específico, que é o AMAE (atendimento multiprofissional a pessoas vítimas de violência sexual). Caso necessário, os exames laboratoriais são solicitados e as profilaxias também acontecem nesse momento”, explica Jaciclelma.

De 2021 até o momento, o Huab realizou 35 atendimentos AMAE, sendo 17 deles em crianças e adolescentes. A assistente social ressalta a importância do serviço oferecido pelo hospital. “Os profissionais da rede de saúde da região não tinham para onde referenciar, com a habilitação e a implantação desse serviço no Huab conseguimos dar tratamento e atendimento com toda essa gama de aspectos multiprofissionais envolvidos, além de um tratamento adequado para as pessoas vítimas de violência sexual”.

Campanha Maio Laranja

A campanha convoca e mobiliza toda a sociedade no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes no país, incentivando a realização de ações de prevenção e dando visibilidade ao tema. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretária Nacional de Assistência Social, desempenha um papel crucial nesse atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para promover direitos, reparar danos, prevenir reincidências.

18 de maio

De acordo com o Sistema Nacional de Informação do SUAS, o dia de 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970, de maio de 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorando o caso da Araceli, menina de 8 anos que foi estuprada e assassinada por jovens da sua cidade, no dia 18 de maio.

A SUAS apoia a campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes. A Resolução nº 236, de 18 de maio de 2023, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA estabelece a campanha e a flor amarela e laranja como símbolos oficiais do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.

“18 de maio é uma data importante para podermos desnaturalizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo em vista que nos últimos tempos estamos observando um crescente aumento do número de casos; logo, nós, profissionais que lidamos diretamente com o atendimento a esse público, nos sentimos na obrigação e no dever de mobilizar toda a sociedade para essa causa”, expressa Jaciclelma.

Acesse o vídeo disponível em nossa rede social e fique por dentro do assunto: Maio Laranja: um alerta para exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes!

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile