No chão da escola

Uma terra fértil, boas sementes, além de rega e adubação adequadas, são fatores importantes para a germinação de frutos nutritivos. No contexto da educação, visando contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público, por meio de práticas inovadoras de ensino, de gestão escolar e de coordenação pedagógica, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou, neste mês de maio, o Programa No Chão da Escola. A iniciativa tem o objetivo de atuar em solo escolar, fomentando o plantio de sementes frutíferas na educação, em cinco escolas da rede pública estadual, localizados nos municípios potiguares de Natal, Macaíba, Currais Novos, Caicó e Santa Cruz, onde estão localizados os campi da UFRN.

“A gente precisa estar No Chão da Escolaporque é preciso estar no local para entender as demandas e a dinâmica de cada lugar”, o coordenador de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Extensão (CDE/Proex) e do Programa No Chão da Escola, Celso Donizete Locatel, explicou ainda que a ação está prevista para acontecer com duração de dois anos, quando será realizada uma análise situacional do ensino; a oferta de cursos de formação continuada para professores, diretores, coordenadores e técnicos administrativos; a sistematização de materiais didáticos inovadores dos componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências; o desenvolvimento de materiais digitais; e a colaboração para a revisão do projeto pedagógico das escolas participantes.

Integrantes da Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz, conversam com equipe da UFRN sobre ação – Foto: Williane Silva

A criação do No Chão da Escola surgiu em virtude dos resultados da última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa-2018), onde observou-se que, no panorama nacional, 50% dos estudantes de 15 anos de idade não têm o nível básico em leitura, 68,1% não alcançaram o nível básico em matemática e 55% não têm o nível básico em Ciências – critérios considerados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como o mínimo necessário para que jovens possam exercer plenamente sua cidadania. Na mesma perspectiva, no RN, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ensino Fundamental,  está abaixo da média nacional e, no Ensino Médio, o estado do RN nunca atingiu a meta estabelecida. Associado a esse contexto, o sistema de educação teve a situação agravada pela pandemia da covid-19.

Frente a essa realidade, além de fortalecer o ensino das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, consideradas como base no Pisa, o programa de extensão visa qualificar a coordenação pedagógica e a gestão escolar, tomando como base a realidade do entorno de cada escola. “Nossa intenção não é fazer a escola de laboratório”, o professor Celso esclareceu que a iniciativa é disponibilizar, de forma prática, conhecimentos produzidos na academia, a serem incorporados no processo ensino-aprendizagem da educação básica, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento de ensino.

Visita à Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos, para lançamento do projeto – Foto: Williane Silva

Plantando o amanhã

Diante desse cenário e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico sustentável, uma das metas globais do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN (PDI – 2020 a 2029) e das diretrizes do Plano de Gestão 2023-2027  é a promoção de ações de inclusão social, voltadas ao tema da melhoria da educação básica no RN. “Temos a alegria de lançar o Programa No Chão da Escola. A partir da iniciativa, juntos, as escolas e a Universidade terão a oportunidade de construir práticas inovadoras de ensino, gestão escolar e coordenação pedagógica”, afirmou o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.  Para o gestor, a expectativa é que ocorra uma efetiva melhoria na qualidade da educação e que o projeto possa se multiplicar em outros estados, em prol de um país com oportunidades mais justas para todas as pessoas, por meio do ensino público de qualidade.

Junto à equipe do No Chão da Escola, o pró-reitor de Extensão (Proex), Graco Viana, participou do lançamento do programa na Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, em Natal; na Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba; na Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos; na Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, em Caicó; e na Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz. O docente contou que a ação de extensão vem sendo planejada há dois anos e, agora, “o sonho  se tornou realidade porque vamos sair do campus universitário, plantando sementes e colocando regadores em cada escola”.

O projeto está sendo executado com recursos de uma emenda parlamentar do senador Jean Paul Prates, o que permitirá uma infraestrutura básica para que o programa possa ocorrer, sem custos para as escolas estaduais, com a participação de docentes e bolsistas do Centro de Educação (CE), do Centro de Tecnologia (CT), da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e da Secretaria de Educação a Distância (Sedis).

Lançamento do programa na Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba- Foto: Williane Silva

Em terrenos férteis

A diretora da Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, localizada em Caicó, Laura Daiana Araujo de Sousa, contou que a unidade conta com 24 professores e 252 estudantes. “Nós estamos muito felizes e empolgados com a parceria. Acredito que é uma ação de mão dupla, vamos servir de campo de estudo e adquirir novos conhecimentos para planejar melhor nossas ações para obter resultados melhores na aprendizagem dos alunos e nas avaliações externas”.

Na Direção da Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos,Divana Eliva Oliveira Alves, conta com uma equipe de 21 professores que ofertam ensino fundamental e médio para um total de 215 alunos, com turmas regulares e de período integral. “As expectativas são as melhores possíveis para avançar no Ideb da escola e viabilizar melhores condições de ensino para os nossos estudantes”, planeja a gestora. Já na Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz, são 35 professores e 800 estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico em administração. “É um sonho essa parceria que vamos colocar em prática. Já estou sonhando com o Ideb da escola lá em cima e ampliação desse programa para várias escolas”, disse a  vice-diretora, Gisane Medeiros.

Visita da equipe da UFRN à Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, em Caicó – Foto: Williane Silva

Em Natal, a Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo funciona com 33 professores e 450 estudantes. A diretora Josefa Vieira da Silva considerou que a cooperação com a UFRN trará bons frutos. “Esperamos que os alunos despertem, os percebemos em nossa escola meio que adormecidos, sem expectativa para trilhar carreira universitária nos próximos anos, mas sabemos que esse projeto também desperta”, disse a gestora ao destacar também a importância da formação continuada para os professores. Na Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba, o diretor Wendel Wallace contou que a unidade tem cerca de 640 alunos e 26 professores, onde as principais demandas são relativas à alfabetização dos alunos. Nesse sentido, o gestor espera que o projeto auxilie na melhoria da qualidade do ensino, bem como no aumento do Ideb da escola.

Capa: William Silva

Fonte: Agecom/UFRN 

 

Sair da versão mobile