Entre os dias 6 e 11 de maio, integrantes do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb), vinculado ao Departamento de Arquitetura (Darq) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram do 17º Colóquio Internacional de Geocrítica, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O evento teve como pauta a geografia ibero-americana no contexto contemporâneo: um balanço crítico. Participaram do colóquio pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países como Portugal, Espanha, Chile, Colômbia e México. As ações realizadas incluíram mesas temáticas, palestras, atividades culturais, momento para almoço e janta e, por fim, atividades de campo.
Os trabalhos apresentados pelo HCUrb tiveram autoria de Angela Lúcia Ferreira, docente do DARQ e coordenadora do Grupo; Gabriel Medeiros, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFRN; e os doutorandos Désio Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Adielson da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UPFB).
Na ocasião, Délsio e Adielson discorreram sobre a influência do pensamento de Friedrich Ratzel (um dos pensadores pioneiros na investigação científica da geografia) nos fundamentos da inspetoria de obras contra as secas. O trabalho, em coautoria com a professora Angela, objetiva expor o alcance das ideias de Ratzel nas propostas de estruturação do corpo normativo e nas medidas adotadas pela Inspetoria de Obras contra as Secas (IOCS), possibilitando um debate a partir de um exemplo real do combate às secas.
Gabriel apresentou os resultados de uma pesquisa em que analisou as principais transformações espaciais no centro-sul cearense no período de 1877 a 1930, observando as articulações territoriais a partir da ferrovia de Baturité e as ações contra a seca, demonstrando o caráter interativo desses processos. O estudo foi desenvolvido ao lado de Luiz Antônio Ferreira Soares, estudante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Impacto
A professora Angela destaca a importância do fórum como espaço interdisciplinar e transnacional. “O Colóquio dá visibilidade ao Grupo e suas pesquisas. É um relevante e privilegiado momento para o intercâmbio de ideias e não é apenas uma oportunidade para debater trabalhos, mas também para ampliar e diversificar os objetos, as abordagens, as fontes empíricas e teóricas e os recortes espaciais e temporais”, declara.
Sobre o HCUrb
O grupo é dedicado a temas acerca da arquitetura e urbanismo em uma perspectiva histórica, destacando relações e processos que implicam a transformação das dimensões material, sociocultural e ambiental da cidade e território. Foi também fundamental para a consolidação institucional dessa área de estudo dentro do Darq da UFRN e para a estruturação da linha de pesquisa homônima no PPGAU.
Os trabalhos do HCUrb constituem resultados de estudos realizados em diferentes níveis acadêmicos, filiados tanto à UFRN quanto a outras instituições. Seus membros são procedentes de campo.
Imagens: