A professora Karina Ribeiro, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), esteve representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na delegação brasileira liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) em Kuala Lumpur, capital da Malásia. A viagem ocorreu com o objetivo de prospecção que poderá dar origem a um novo projeto na área de aquicultura.
Durante o mês de abril, foram realizadas diversas visitas e reuniões para o novo projeto da Cooperação Sul-Sul. A missão integra a Parceria de Diálogo Setorial Brasil-ASEAN com intuito de fortalecer laços com a Malásia, principal no setor aquícola. O grupo também contou com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A delegação realizou visitas técnicas ao instituto de pesquisa Fisheries Research Institute (FRI), centro de referência de pesquisa no país, conhecendo de perto os avanços na criação de camarão-da-malásia (Macrobrachium rosenbergii), camarão de pata-branca (Penaeus vannamei) e tilápia vermelha. A equipe trocou conhecimentos explorando possibilidades para impulsionar a produtividade da aquicultura no país, que já representa 30% da produção pesqueira local.
Em sessão que contou com a presença de toda delegação, de diretores dos centros aquícolas e do diretor-geral do FRI da Malásia, foram discutidas as possíveis características do futuro projeto. Também foram realizadas apresentações institucionais sobre a metodologia utilizada pelo Brasil para elaborar novo projeto de cooperação, em parceria com o MPA, UFRN, Unioeste e a Embrapa, com informações sobre cada uma das instituições e as áreas de expertises.
O enfoque é aumentar a produtividade da aquicultura em pequenas áreas, especialmente na produção de tilápia e camarões, e estabelecer atividades de pesquisa entre as redes de ensino.“O objetivo da missão foi estruturar, junto com os pesquisadores locais, ações para o fortalecimento da cadeia produtiva aquícola de forma sustentável. O intuito foi cumprido e como resultado da ação, estamos estruturando uma minuta de projeto de cooperação que será apresentado aos pesquisadores da Malásia ainda neste mês de maio”, destacou Karina Ribeiro.
Imagem: Arquivo pessoal
Fonte: Agecom/UFRN