Evolução tecnológica e Sustentabilidade da Auditoria Interna do SUS. Este foi um dos temas abordados durante o Encontro Nacional dos Auditores, do Sistema Nacional de Auditoria, que contou com a participação, durante dois dias, de pesquisadores brasileiros e internacionais. O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, representou a UFRN no evento.
Durante sua fala, Valentim fez uma explanação sobre as ações do LAIS em prol da melhoria do sistema de controle da saúde pública brasileira. O diretor destacou as atividades realizadas pelas equipes do laboratório, por meio dos projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e a partir de cooperações internacionais com instituições de pesquisa, como a Universidade Aberta de Portugal (UaB/PT) e a Universidade de Harvard (EUA).
Ainda durante o encontro, os pesquisadores do LAIS participaram de outro painel cujo tema foi Inovação na prática: Impactando ecossistemas em favor da auditoria do SUS. Logo após o debate, foi assinado o Memorando de Entendimento (MdE) para desenvolvimento de cooperação técnico-científica e tecnológica sobre Regulação e Auditoria em Saúde. O documento foi assinado entre o LAIS/UFRN, a UAb-PT e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) do Ministério da Saúde do Brasil.
Reuniões
A agenda da comitiva do LAIS em Brasília não ficou restrita à participação no referido encontro. A semana contou com diversas reuniões tendo como pautas o uso da tecnologia na qualidade dos serviços e atendimentos na área da saúde. A primeira delas ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para tratar do fortalecimento da Política Nacional da Pessoa com Deficiência.
Outra pauta importante foi desenvolvida pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), no Ministério da Saúde, e contou com a participação da reitora da Universidade Aberta de Portugal, Carla Padrel. Durante a reunião, foi abordada a necessidade de se encontrar soluções tecnológicas em torno de doenças falciforme, sangue e derivados e uma possível integração com a universidade portuguesa.
Ainda no Ministério da Saúde, a comitiva do LAIS participou de outras duas reuniões, uma com a diretora de Programa na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Angelica Espinosa Barbosa Miranda e a segunda com o secretário executivo do MS, Swedenberger do Nascimento Barbosa.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN