Com uma variada programação de debates, oficinas, apresentações culturais e grupos temáticos, a edição regional do Intercom Nordeste acontece no Departamento de Comunicação da UFRN (Decom), entre os dias 8 e 10 de maio. O congresso leva o nome da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e tem como tema Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais.
Serão três dias de programação com espaços para apresentação de artigos, divididos em 16 grupos temáticos que abordam temas como perspectivas acerca de audiovisualidades negras; comunicação, cultura e internet e desinformação; e educação midiática e fact-checking.
Abordando a diversidade, o antirracismo e Big Tecs na comunicação, as oficinas e workshops se estendem ainda para as áreas de cinema, marketing e esporte. Serão 18 ao todo. As capacitações serão realizadas em dois dias: na quinta-feira, 9, das 18h às 20h30; e na sexta-feira, 10, das 9h às 12h. Entre os ministrantes estão Ana Maria da Conceição Veloso, professora dos cursos de Jornalismo; Publicidade; Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Jadeanny Arruda dos Santos, pesquisadora de Comunicação Midiática.
A abertura será no Auditório da Reitoria, às 9h, após o credenciamento e uma apresentação cultural. Logo depois, acontecem as sessões de apresentação dos trabalhos finalistas do prêmio Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de comunicação.
Além das apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs), nos quais pesquisadores submeteram pesquisas acadêmicas, há também o Fórum Ensicom, espaço destinado à troca de experiências relacionadas ao ensino comunicacional. Haverá ainda a Jornada de Extensão, que tem como proposta estimular o intercâmbio de conhecimentos e metodologias empregados em ações extensionistas. Podem participar professores coordenadores ou integrantes de equipes executoras de projetos de extensão.
Já a Mostra de Oportunidades em Comunicação abrange produtos e serviços desenvolvidos por estudantes nos cursos de graduação e mestrado profissional. Estarão presentes empresas e organizações da área de comunicação.
De acordo com a docente Valquíria Kneipp (Decom/UFRN), é a primeira vez que ocorre a etapa regional do congresso na Universidade. “O Intercom é uma oportunidade única para os estudantes, professores e pesquisadores do Decom. Teremos a chance de receber nossos colegas do Nordeste para trocar experiências. Também podemos apresentar nossas pesquisas e integrar toda a comunidade acadêmica nordestina”, afirma a professora.
Mais de 1.200 pessoas dos 9 estados do Nordeste se inscreveram para participar do evento. Para mais informações, acompanhe o site oficial e o perfil do congresso no Instagram.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN