UFRN participa da Assembleia Geral da União Europeia de Geociências em Viena

Publicidade

A mestranda Raissa Francicleide Souza da Silva e a professora Helenice Vital, do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG), participam, nesta semana, da Conferência internacional de Geociências (EGU 2024) que acontece na Áustria. As pesquisadoras apresentam trabalho que trata do relevo do fundo marinho em uma área até então desconhecida nas proximidades do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

O estudo, cujo título original é Interpretation of a second-order discontinuity at 1º  N latitude of the Mid-Atlantic Ridge, tem como co-autores Helenice Vital, do Departamento de Geologia (DG), e Aderson Nascimento, do Departamento de Geofísica (DGEF) – ambos do Centro de Ciências Exatas e da Terra. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito dos projetos QWHALES (CNPq/MCTI/Marinha do Brasil) e SeabedMap (FINEP/MCTI/Serviço Geológico do Brasil/Marinha do Brasil).

Helenice Vital apresentou ainda o trabalho Tectonic structure and evolution of Brazilian Equatorial Margin (Estrutura tectônica e evolução da Margem Equatorial Brasileira), cuja primeira autora é a doutora Julia Fonseca. A pesquisa foi realizada em parceria com as universidades de Pisa, Florença, Nápoles e Barcelona. Os ex-alunos Antomat Avelino de Macedo Filho, pós-doutorando da Universidade de São Paulo (USP), Leonardo Muniz Pichel, pós-doutorando da Universidade de Bergen, na Noruega, e Fernando Sergio Goes Smith, da Universidade de Pisa, na Itália, também se juntaram ao time da UFRN.

A professora Helenice Vital coordena o Laboratório Multiusuário de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA) da UFRN. É ainda líder do grupo de pesquisa em Ciências do Mar e Ambientais (UFRN/ CNPq) e Vice-Líder do INCT Atlântico (MCTI/CAPES/CNPq/FAPERG), que integra o Grupo internacional de mapeamento dos oceanos.

O evento

A Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (EGU) 2024, que acontece entre os dias 14 e 19 de abril, ocorre anualmente e reúne a comunidade de geocientistas de todo o planeta em um encontro que abrange todas as disciplinas das ciências terrestres, planetárias e espaciais. O evento proporciona um fórum no qual cientistas, especialmente investigadores em início de carreira, podem apresentar seus trabalhos e discutir as suas ideias com especialistas em todas as áreas das geociências.

Imagem: Divulgação 

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile