Sobrevida e vexame: ABC é eliminado do estadual duas vezes em uma semana

ABC, de Wallyson, perde de novo para o Santa Cruz de Natal e dá adeus ao Campeonato Potiguar - Foto: Pedro Santiago/Santa Cruz de Natal

Publicidade

Agora, sim, acabou o Campeonato Potiguar 2024 para o ABC. Após ser eliminado no último fim de semana, o Alvinegro voltou à competição após o Baraúnas perder seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva, mas a sobrevida durou apenas um jogo. O time comandado por Marcelo Cabo decepcionou mais uma vez no sábado e perdeu por 2 a 0 para o Santa Cruz de Natal na semifinal do returno. Duas eliminações em uma semana, no mesmo estadual.

A indignação dos torcedores alvinegros foi geral. Além do elenco, o presidente Bira Marques também foi alvo da fúria e das críticas da torcida nas redes sociais. Uma das frases mais ouvidas – e lidas – foi “não satisfeito com a vergonha, foi atrás da humilhação”, que resume bem o que aconteceu.

O ABC não ficava fora de uma final de estadual desde 2014 – América-RN e Globo FC fizeram a decisão naquele ano.

  • Campanha: Em 13 jogos, foram cinco vitórias, seis empates e duas derrotas – ambas para o Santa Cruz de Natal. O time marcou 18 gols e sofreu 10.

O Santa, realmente, foi o algoz alvinegro este ano. Primeiro, venceu por 1 a 0 no domingo passado, em confronto pela terceira rodada do returno, e tirou as chances de classificação do ABC em campo. Durante a semana, a equipe de Marcelo Cabo ainda conseguiu empatar com o Globo FC, dono da segunda pior campanha da competição.

Com a punição ao Baraúnas no TJD na quinta-feira, o ABC herdou a vaga para as semifinais e tentou manter a esperança de uma reviravolta, o que acabou não acontecendo. Em mais um confronto contra o Santa Cruz, no Barrettão, o Alvinegro teve apenas lampejos no ataque e não soube aproveitar a vantagem numérica em campo nos minutos finais do segundo tempo. Pior: quando ficou com um jogador a mais, sofreu os dois gols. Segunda derrota seguida para o Santa e segunda eliminação no mesmo estadual.

Vagas para 2025

Com a derrota para o Santa Cruz, o ABC também foi ultrapassado pelo Tricolor na classificação geral, que pode definir vagas para as competições regionais e nacionais.

Hoje, o Alvinegro está fora da Copa do Brasil de 2025 – o Rio Grande do Norte só conta com duas vagas (para o campeão e o vice do estadual).

Há uma projeção que aponta que o RN poderá ter uma terceira vaga (por conta do ranking de federações), mas não está confirmada. Para o ABC ficar com esta possível vaga, ele precisaria ser o terceiro colocado na classificação geral, posição que ocupa hoje. O problema é que ele ainda pode ser ultrapassado pelo Potiguar na pontuação – tem 21 pontos contra 16 do time mossoroense. Na verdade, o ABC precisa “secar” o Potiguar nesta reta final de estadual. Por qual motivo? Se o Potiguar vencer o returno – independentemente de placares e pontos -, por exemplo, o Time Macho garante a vaga na Copa do Brasil, e a possível terceira vaga passa a ser do Santa Cruz.

O ABC ficou fora da Copa do Brasil pela última vez em 2010.

O consolo é que  o ABC tem garantida a vaga para a pré-Copa do Nordeste de 2025 por ser a melhor equipe do Rio Grande do Norte no ranking da CBF (veja o regulamento abaixo).

 

Regulamento Campeonato Potiguar – vagas para competições nacionais – Foto: FNF

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn

Crédito da Foto: Pedro Santiago/Santa Cruz de Natal

Fonte: GE

Sair da versão mobile