Os preços dos medicamentos serão reajustados em até 4,5% pelos fabricantes a partir do próximo domingo (31). O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (28). A expectativa é que o impacto seja sentido pelos consumidores dentro de duas semanas.
Esse aumento segue uma fórmula estabelecida pelo órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já que o setor farmacêutico está sujeito ao controle de preços.
As indústrias farmacêuticas têm permissão para ajustar os preços de seus produtos apenas uma vez por ano, para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. Cerca de 13 mil produtos devem ser afetados por esse reajuste.
Segundo a resolução, os ajustes máximos permitidos nos preços de medicamentos serão os seguintes: nível 1 (4,50%), nível 2 (4,50%) e nível 3 (4,50%). As empresas têm até 15 dias após a publicação da portaria, assinada por Daniela Marreco Cerqueira, para realizar o reajuste.
Imagem: Pixabay
Fonte: O Poti