Em 8 de março é comemorado em vários países o Dia Internacional da Mulher e durante o mês ações são criadas no mercado para destacar a força feminina e a luta por direitos e respeito. O período apresenta relevância, já que apesar de cada vez mais a sociedade discutir sobre igualdade de gêneros, há diversas mulheres que ainda sofrem preconceitos, inclusive no mercado de trabalho.
De acordo com um levantamento da empresa InfoJobs, divulgado no ano passado, mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional. Além disso, 88,5% das mulheres acreditam que as oportunidades não são as mesmas para ambos os gêneros e 89,7% creem que o gênero influencia na contratação. Segundo pesquisa da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, as mulheres ganharam em média 20,50% menos do que os homens no 4º trimestre de 2021.
O cenário mostra como ainda são necessárias mais mudanças sociais e culturais e como é importante valorizar a figura daquelas que fazem a diferença todos os dias. Pensando nisso, foram listadas cinco profissionais que possuem cargos estratégicos em diferentes setores e que podem inspirar outras mulheres a crescerem profissionalmente e mostrar a força feminina no mercado de trabalho.
Samantha Salese
Psicóloga especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Master Coaching, Samantha Salese possui mais de 20 anos de atuação no setor de recursos humanos, e é atualmente, Diretora de Gente & Gestão da Propay, empresa de serviços e tecnologia para RH. A profissional possui experiência em gestão de pessoas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, comunicação interna, clima organizacional, políticas corporativas, entre outros tópicos da área de RH. Samantha também possui conhecimentos em diversidade e inclusão e acredita que todos têm um papel importante na luta pela igualdade.
“Na Propay atuo para que tenhamos um ambiente justo, respeitoso e inclusivo. Homens e mulheres são seres humanos que possuem o mesmo potencial, e por isso, merecem ocupar espaços iguais, terem os mesmos salários, e serem amplamente respeitados. Cada um de nós tem o dever de sempre olhar o próximo como uma pessoa de potencial, independentemente do gênero ou qualquer outra característica”, afirma.
Leila Gasparindo
Jornalista com especializações em comunicação, Leila Gasparindo, é CEO do Grupo Trama Reputale, agência de relações públicas e comunicação com 28 anos de história. A profissional também é pesquisadora da ECA-USP em cultura organizacional, é autora de artigos e livros sobre a comunicação na área de inovação e indústria e foi uma das fundadoras da ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação). Acreditando que as mulheres precisavam ter mais força no mercado de comunicação, fundou o Grupo Trama Reputale e junto com outras duas sócias mulheres, tem hoje uma agência que valoriza a contratação de colaboradoras. Nos processos seletivos abertos é obrigatório que exista, no mínimo, 50% de mulheres participantes.
“Fundei a agência com um dos objetivos de dar mais oportunidades para mulheres no mercado de comunicação que até então, não dava muito valor para o público feminino. Hoje, 70% dos nossos colaboradores são mulheres, e o percentual aproximado de profissionais do público feminino que compõe o nível de gestão é de 61%. Sempre queremos potencializar a presença e o desenvolvimento da carreira das mulheres, além de termos um olhar acolhedor para gestantes e mães. A valorização da mulher é parte do DNA da agência que adota políticas e práticas inclusivas e realiza campanhas internas. Espero que o Grupo Trama Reputale sirva de exemplo para outras companhias valorizarem a figura feminina e que mulheres vejam que existe sim, espaços para elas”, diz.
Grazi Mendes
Com mais de 20 anos de experiência em empresas de diversos segmentos, Grazi Mendes é atualmente, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Thoughtworks, consultoria global de tecnologia. A profissional aborda estratégias que podem transformar uma realidade de desigualdade, preconceitos e segregação, revê os modelos de cultura organizacional sob lentes de raça, classe e gênero e propõe um exercício de imaginação sobre um futuro que valha a pena. Assim, seu trabalho tem como foco práticas voltadas para questões de diversidade, equidade e inclusão. Grazi também promove a formação de lideranças e um esforço para dar oportunidades aos grupos sub-representados.
“Como uma sonhadora, busco incentivar os meus times a pensarem na história que querem contar, bem como a serem autônomos e equilibrados na gestão de resultados e bem-estar. E ao construir essa cultura, reconhecemos a importância de atender às necessidades individuais e abraçar uma abordagem holística. Estamos constantemente reavaliando o que é possível para cultivar o cuidado com nossas pessoas. Acreditamos que, ao promover o crescimento da nossa empresa, podemos impactar positivamente a indústria e a sociedade como um todo”, conta.
Filha de uma empregada doméstica e um vigia, Grazi nasceu na periferia de Belo Horizonte e, hoje, como mulher preta, mostra que é possível sonhar alto e transformar a própria realidade. Ainda nova, se interessou pelos estudos e viu na tecnologia a possibilidade de um futuro diferente. Cursou administração e se tornou a primeira da família a fazer faculdade. Na Thoughtworks, participou do primeiro processo seletivo afirmativo para pessoas negras do Brasil. É LinkedIn Top Voice e foi eleita pelo prêmio Ser Humano da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) como personalidade profissional da área de pessoas em 2022. Também é confundadora da PONTE, hub de diversidade e inclusão e do cursinho popular Pré Enem Morro do Papagaio. É palestrante TEDx, uma das dez maiores influenciadoras digitais da área de recursos humanos e professora das principais escolas de negócios do país.
Irani Pamplona Peters
Formada em administração, Irani Pamplona Peters é atualmente, Diretora-presidente da Pamplona Alimentos S/A, empresa com 75 anos de tradição, reconhecida por ser especialista em carne suína e por empregar mais de 3.500 colaboradores diretos. Além de comandar a companhia, Irani é ativa em diferentes frentes do agronegócio, sendo Membro do Conselho Diretivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Presidente da AINCADESC (Associação da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina), Membro do Conselho Estratégico da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e, também, voluntária na Casa da Amizade de Rio do Sul/ SC. A profissional é esposa, mãe, avó e sempre administra o tempo pessoal e profissional, agindo com transparência.
“Como Diretora-presidente, gosto do que faço e me faz muito bem o contato com as pessoas, principalmente com colaboradores, trocando ideias e discutindo sempre as melhores soluções. Faz parte do meu dia a dia ter Deus presente, trabalho, honestidade, transparência e preocupação com todos ao meu redor. A mulher consegue ter muitas atividades ao mesmo tempo. Por isso seja você uma mulher com M maiúsculo, que sempre está pronta para servir, ajudar alguém da família, amigos, enfim, o seu meio. Tenha fé para conseguir atingir seus objetivos, vá em busca dos seus sonhos e jamais desanime. Os caminhos não são fáceis, mas você deve ser mais forte do que os obstáculos e sempre seguir em frente”, afirma.
Andrea Rivetti
Andrea Rivetti estava cursando a faculdade de direito quando percebeu que não se identificava com a carreira. Após concluir o curso decidiu seguir com o sonho de ser empreendedora. Na época, com apenas 23 anos, não sabia como gerenciar uma empresa e nem como fazer um balanço financeiro, mas tinha muita vontade de aprender. Após pesquisar alguns mercados de atuação que tinha interesse, percebeu que o mercado de outsourcing de equipamentos de TI estava em ascendência, principalmente nos EUA e na Europa, e notou a possibilidade de um business com baixa inadimplência, pois é um serviço essencial para qualquer empresa. Além disso, identificou um problema recorrente nas empresas, a necessidade de financiamento dos equipamentos de TI e, sobretudo, a dificuldade na manutenção dos produtos que não costumam acompanhar os avanços tecnológicos com tanta rapidez.
Na época, com poucos players no mercado brasileiro e com uma ideia inovadora, nasceu a Arklok, empresa que está há 15 anos no mercado e que oferece soluções integradas e loca equipamentos de tecnologia como notebooks, desktops, impressoras, smartphones, entre outros itens, e que tem como objetivo reduzir custos da infraestrutura corporativa. Com mais de 300 mil itens alocados e mais de mil clientes em carteira, a Arklok está presente em todo o território nacional.
“É preciso coragem para empreender no Brasil e, sobretudo, é preciso acreditar mesmo em meio as inúmeras dificuldades. A Arklok começou em uma modesta sala de 30m². Hoje, 15 anos depois, somos uma referência nacional no setor de outsourcing de infraestrutura de TI. Todo sonho começa pequeno, mas é a dimensão do que você deseja que faz com que ele se torne grande. Tenho muito orgulho de toda a trajetória que trilhamos até chegarmos aqui’’, finaliza a Fundadora e Presidente da Arklok.
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Fonte: Assessoria de Comunicação