A presença do ex-deputado estadual Kelps Lima no evento de filiação do vereador Luciano Nascimento ao PSD, realizado no último sábado 2, em Natal, levantou a possibilidade de o presidente do Solidariedade no RN figurar como vice na chapa do pré-candidato à Prefeitura do Natal Carlos Eduardo Alves (PSD).
Em discurso proferido no palco principal do evento, Kelps declarou que “dificilmente não estaremos juntos”, sendo ovacionado pelo público presente e recebendo as palmas do pré-candidato do PSD, que estava ao seu lado no momento da fala.
No entanto, Kelps afirmou que a expectativa de compor chapa com o Carlos Eduardo está fora de sua pauta, mas não descartou a possibilidade de colocar o tema em agenda em um momento mais decisivo. “Esse assunto só se dá e é efetivo nas vésperas da convenção. Tenho bastante experiência para saber disso”, disse ele.
O ex-deputado sinalizou que vai analisar a repercussão de uma possível aliança entre ele e Carlos Eduardo no meio do ano, quando os natalenses estiverem mais conectados ao processo eleitoral. “As alianças só vão se consolidar nos meses de junho e julho, e aí será possível analisar a repercussão de cada uma delas”.
Por enquanto, a questão está mais no campo da especulação do que na realidade, afirmou Kelps Lima, reforçando que seu partido deve manter a tradição de lançar candidato próprio para o executivo natalense. “O partido teve candidato a prefeito de Natal e governador nas duas últimas eleições e hoje tem a pré-candidatura de Luiz Eduardo”, afirmou.
Plano B de Carlos Eduardo
Aliados de Carlos Eduardo Alves garantem que Kelps Lima segue como o plano B da chapa, já que o ex-prefeito de Natal ainda tem esperanças de estabelecer uma aliança com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Neste caso, Álvaro indicaria o vice.
O atual prefeito já admitiu publicamente a possibilidade de a secretária municipal de Planejamento e presidente do Republicanos Natal, Joanna Guerra, vir a figurar como vice em uma composição de chapa com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Álvaro tem declaro que só definirá sua posição em maio.
Procurado, Carlos Eduardo não retornou ao contato até o fechamento desta edição.
Candidatura de Luiz Eduardo por um fio
O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) chegou a oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura do Natal no dia 23 de novembro passado, no plenário da Assembleia Legislativa do RN, mas está vendo seu caminho até o Palácio Felipe Camarão cada vez mais estreito.
Tudo por causa da sua briga com o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara (PSD), em uma festa em um bar na praia de Pirangi, em Parnamirim. Na ocasião, houve luta corporal e o caso foi parar na 2ª Delegacia de Plantão, na Zona Norte de Natal.
O fato teria pesado negativamente na imagem do deputado estadual, que já foi prefeito do município de Maxaranguape e cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Conforme o boletim de ocorrência divulgado pela imprensa, o deputado agrediu o prefeito quando este foi ao banheiro e “olhando para o chão”, levou uma garrafada no rosto. Depois de socos, a briga teria sido apartada.
Luiz Eduardo se pronunciou em nota confirmando o “evento”, mas tentando justificar a agressão como inevitável para um homem de sua “estirpe”. Em entrevista ao G1 na época, o parlamentar afirmou ter ouvido uma piada do prefeito, respondeu com um xingamento e foi o alvo inicial de um arremesso de garrafa na confusão, tendo reagido na sequência.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agora RN