Com um cenário desafiador e escasso de recursos na educação brasileira, professores de diversas escolas de ensino básico enfrentam problemas significativos quando o assunto é ministrar aulas nessas condições. Principalmente em disciplinas como a Física, que sofrem, na maioria das vezes, com a ausência de laboratórios e equipamentos para realização de atividades práticas. É nesse contexto que se destaca o trabalho Tecnologia e Física: Contribuições do Uso da Inteligência Artificial na Educação, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da UFRN.
O projeto é de autoria da discente do MNPEF e professora do ensino básico estadual da Paraíba, Nathália Caroline dos Santos Rosa, sob orientação de Paulo Dantas Sésion Junior, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). A pesquisa se destaca pela introdução da inteligência artificial (ChatGPT), proporcionando aos alunos acesso a um vasto conjunto de informações e recursos educacionais que se adaptam às suas necessidades individuais.
A proposta faz uso da metodologia conhecida como Sala de Aula Invertida, que representa uma mudança paradigmática na forma tradicional de ensinar, já que os alunos assumem um papel mais ativo em seu próprio processo de aprendizado. Nela, os alunos estudam o conteúdo em casa por meio de recursos digitais e participam de atividades práticas e discussões em sala de aula.
Ao utilizar tecnologias, como celulares e conexões de internet, Nathália e Sésion conseguiram alcançar a atenção dos alunos de uma maneira diferente e eficaz, levando o conhecimento de física a estudantes e escolas que sofrem com uma carência de laboratórios e equipamentos educacionais.
Reconhecimento de uma prática inovadora
A avaliação positiva dos estudantes e os resultados obtidos nas avaliações e exames nacionais destacam a eficácia e o impacto do projeto na educação. Além disso, a discente teve o reconhecimento no Prêmio Mestres da Educação da Paraíba em 2023, representando não apenas uma conquista pessoal para Nathália, mas também um testemunho do potencial transformador da inovação educacional e do mestrado regional.
O Prêmio Mestres da Educação é uma iniciativa anual do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE PB). Consiste no fomento, seleção, valorização e premiação de práticas pedagógicas executadas por professores em exercício nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios durante o processo de ensino e aprendizagem.
Para submissão deste projeto, a professora precisou elaborar um relatório completo contendo atividades propostas no produto educacional desenvolvidos ainda no MNPEF, e alguns dos resultados obtidos em prática com seus alunos da rede básica de ensino.
Nathália Rosa e Paulo Sésion afirmam acreditar na personificação e no espírito de inovação e excelência que impulsionam a educação para novos horizontes. Além disso, os docentes esperam que seu trabalho também possa inspirar a juventude a voltar seus olhares para outras etapas educacionais, como licenciaturas e mestrado.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN