Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, para cada ano do triênio 2023-2025. O estudo divulgou um aumento no número de tipos de câncer mais incidentes no País, de 19 para 21, com a inclusão dos de pâncreas e de fígado. Esses cânceres foram incluídos por serem problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais.
O câncer de fígado aparece entre os 10 mais incidentes na região Norte, estando relacionado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. O câncer de pâncreas está entre os 10 mais incidentes na região Sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo.
Entre os cinco mais incidentes, temos o de pele não melanoma (31,3%), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%) e pulmão (4,6%).
Nos homens, o câncer de próstata tem predominância em todas as regiões, com 72 mil casos novos estimados, a cada ano, do próximo triênio. Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos, por ano, até 2025.
É importante estar atento e buscar realizar exames preventivos, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP