Uma nova super-heroína chegou no Universo Marvel, Maya Lopez, também conhecida como Echo, criada por Joe Quesada e David Mack, teve sua primeira aparição na revista do Demolidor #9, em dezembro de 1999, como uma antagonista do herói. A personagem é uma nativa americana do povo Cheyenne, ela é deficiente auditiva, perita em artes marciais e acrobata. Seu pai foi morto pelo Rei do crime, por isso Wilson Fisk criou Maya como se fosse sua própria filha.
Maya encarna sua vida definida pela tragédia, transformação e resiliência incomparável, nascida surda, a jovem tem a habilidade de leitura labial, ela estudou em uma instituição para necessidades especiais antes que seus talentos excepcionais a levassem a se matricular em uma escola para superdotados. Uma apaixonada por arte e dança, ela prosperou nessas disciplinas.
Depois de tentarem à passar para trás, Maya vai em uma jornada de descoberta, embarcando em uma busca global, buscando consolo em museus de arte e empreendendo uma busca visionária seguindo o conselho de um ancião da reserva de seu pai. Adotando o manto de Ronin, Maya ajudou os Novos Vingadores, infiltrando-se e confrontando a Mão e suas colaborações com Hydra.
A personagem apareceu no MCU na série Gavião Arqueiro, interpretada pela atriz Alaqua Cox, que também é nativa americana de Menominee Indian Reservation em Keshena, Wisconsin, que assim como a heroína, Maya também é deficiente auditiva. Agora, estreia em sua própria série, a décima produzida pela Marvel Studios para o Disney+. E ainda, apareceu no desenho animado Ultimate Spider-Man e em jogos de videogame.
Echo é a 10ª série do MCU produzida pela Marvel Studios, compartilhando continuidade com os filmes da franquia, e é um spin-off da série Hawkeye de 2021, com Sydney Freeland liderando a equipe de direção e Dayre e Amy Rardin como as roteiristas principais da série, e o elenco ainda tem Chaske Spencer, Tantoo Cardinal, Charlie Cox, Devery Jacobs, Zahn McClarnon, Cody Lightning, Graham Greene e Vincent D’Onofrio estrelando a minissérie.
Echo faz parte da Fase Cinco do UCM e a primeira série sob o selo “Marvel Spotlight”.
Fonte: O Barquinho Cultural