O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), decidiu exonerar da gestão municipal os cargos comissionados indicados pela vereadora Nina Souza (PDT). As demissões foram publicadas na edição desta terça-feira 16 do Diário Oficial do Município.
A assessoria de imprensa de Álvaro informou que o prefeito não vai se manifestar oficialmente sobre as exonerações. Porém, a interlocutores, Álvaro Dias alegou que tomou a decisão após Nina votar contra o projeto de lei complementar 19/2023, que altera a carreira dos professores do município.
Além do voto contrário, o discurso da vereadora teria incomodado o prefeito. Ao discursar na Câmara, Nina Souza disse: “Em 30 anos de militância, a gente aprende muito, e eu estive presente em todas as lutas. Quando a gente fala em educação, plano de cargos, em professores, tudo que a gente construiu ao longo do processo foi com muita luta. Então, eu poderia até não estar aqui. Fui dispensada porque estou doente. Mas fiquei, porque eu não poderia me acovardar. Estou aqui para votar ‘não’ a esse projeto”.
Aliados de Álvaro Dias entenderam que, com esse discurso, Nina Souza chamou a base do prefeito de “covarde” – o que foi o estopim para o rompimento. Nina Souza negou ter se referido à base como “covarde” e disse que se sentiu “retaliada” pelo prefeito. Ela lembrou que, enquanto líder do prefeito na Câmara, articulou a aprovação de vários projetos espinhosos, como a revisão do Plano Diretor, a reforma da Previdência, duas operações de crédito e a revisão do Código Tributário de Natal.
“Foram 5 anos de liderança. Fiz o que eu pude pelo governo”, destacou Nina Souza. Ela afirmou, ainda, que não foi comunicada de que seus cargos seriam demitidos – nem antes nem depois da publicação no Diário Oficial.
A vereadora do PDT avalia também que as exonerações são uma resposta de Álvaro Dias à pré-candidatura do marido dela, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), à Prefeitura do Natal. Ela diz que, nos bastidores, Álvaro Dias esperava que o grupo político liderado por Paulinho e por ela apoiassem a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos).
“O negócio é atacar Paulinho. E eu sou o polo mais fraco. Eu vou continuar meu trabalho de forma independente e com responsabilidade, como sempre fiz. A matéria que eu compreender que não serve ao povo de Natal, votarei não. As que forem boas, votarei sim. Não vou sair feito louca, fazendo oposição de forma desrespeitosa de forma irresponsável”, declarou a parlamentar.
Prefeito nomeia a irmã para Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas)
Horas depois, a prefeitura confirmou que Álvaro Dias decidiu nomear Andréa Dias Viveiros, sua irmã, para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Andréa Dias comandou a mesma secretaria na gestão de Álvaro até 2021 e agora retorna ao cargo, após ser exonerada da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN).
A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município em edição extraordinária ontem à noite.
Andréa é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em Brasília, foi coordenadora dos Municípios do RN, representando o Governo do Estado (1995 a 2000) e foi secretária parlamentar da Câmara dos Deputados (2003 a 2006). Também foi contadora da Federação das Indústrias do RN (Fiern), entre 2013 e 2014.
A atual titular da Semtas, Ana Valda Galvão, será adjunta da pasta. Andréa Dias foi exonerada da Fecam em retribuição ao fato de Álvaro Dias ter demitido cargos indicados pela vereadora Nina Souza (PDT). O atual presidente da Fecam, Wolney França, foi eleito para o cargo com apoio do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), marido de Nina.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agora RN